A Agespisa já começou a distribuir para a cidade de Curimatá, 352 Km ao sul de Teresina, a água proveniente da Barragem Algodões II. Por meio de um sistema de captação móvel instalado no riacho que dá nome ao município, a empresa vai garantir o reforço do abastecimento dos usuários neste período mais quente, quando a barragem local que abastece a cidade costuma ficar seca.

Para que a operação fosse possível, a Agespisa recuperou o caixão de armazenamento e a parede da barragem e solicitou a verificação da parte elétrica que inclui o ponto de ligação de energia e também o transformador. Captada neste ponto, a água chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio de uma adutora de cerca de 5 Km de extensão.

“Tão logo a água chegou ao ponto de captação do rio, nossa equipe fez a adequação dos equipamentos necessários para o funcionamento do sistema. Nós estamos iniciando a operação para garantir que a população de Curimatá fique abastecida”, pontuou o gerente da Agespisa em Bom Jesus, Raimundo Rocha.

Curimatá possui cerca de 2.800 ligações de água ativas. A maior parte do sistema é abastecida por uma barragem da própria Agespisa que fica na cidade e neste período do ano costuma secar. Já, cerca de 30% da clientela tem abastecimento garantido por água de um manancial do tipo minador que fica na Serra do Sertão, na zona rural.