A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Piripiri, localizada a 160 quilômetros de Teresina, está com 70% dos serviços concluídos. O investimento é de R$ 24 milhões, recursos do governo federal, Caixa, Governo do Estado e Agespisa.

A funcionalidade da obra será atingida quando os serviços estiverem 75% concluídos, previsto para o fim de abril deste ano, quando será possível começar a operar parte do sistema.

Na primeira etapa, a obra atenderá 60% da cidade, com 6.598 ligações domiciliares. Uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para tratar 60 litros por segundo está 98% concluída. As lagoas de tratamento vão utilizar a luminosidade natural do sol para fazer o tratamento biológico dos esgotos coletados.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Piripiri

O investimento inclui ainda a implantação de 72,6 mil metros de rede coletora de esgoto e a construção de três estações elevatórias, além de 50 módulos sanitários (banheiros), 700 ligações intradomiciliares e 180 fossas sumidouros para famílias carentes.

“Com a conclusão da primeira etapa da obra, serão beneficiadas cerca de 27 mil pessoas e temos o objetivo de atender, posteriormente, 100% da área urbana. Trata-se de mais saúde, desenvolvimento e valorização imobiliária para a cidade de Piripiri”, destaca o presidente da Agespisa, Genival Sales.