Em alusão à campanha Novembro Azul, a Agespisa promoveu, na manhã desta terça-feira (9), uma palestra sobre a saúde do homem, com foco principal no câncer de próstata. O evento ocorreu no auditório do edifício sede e contou com a participação de toda a diretoria da empresa.

O presidente Genival Sales abriu o evento ressaltando a importância de conscientizar sobre a doença no ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é estender cada vez mais essas ações para as cidades atendidas e zona rural da capital. Devemos colaborar em todos os sentidos e a saúde deve ter lugar de destaque”, destacou.

A palestrante Isabel Resende apresentou aos colaboradores e colaboradoras informações fundamentais sobre a doença, que é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“Felizmente, a busca pela prevenção tem aumentado bastante, o que contribui para identificar mais casos. O câncer de próstata pode se desenvolver por até 15 anos sem que o paciente apresente sintomas, o que nos leva a importância do rastreamento precoce da doença”, destacou Isabel Resende.

Além de apresentar as características e sintomas do câncer, a palestrante mostrou como o crescimento exagerado da próstata prejudica a saúde, os fatores de risco, o tabu em torno da doença e as formas de diagnóstico. Ela também respondeu perguntas dos servidores presentes.

Também transmitida on-line, a palestra foi acompanhada por colaboradores de várias cidades. O evento foi fruto de parceria entre Gerência de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT), o programa Longevida e a operadora do plano de saúde que atende os servidores.

“Esperamos que os nossos colaboradores não fiquem atentos à prevenção ao câncer de próstata somente no mês de novembro, mas sim o ano todo”, afirma a médica Petronília Deusdará, gerente de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT).