A Agespisa iniciou, nessa quinta-feira (27), serviços no poço principal de abastecimento do município de Itaueira para melhorar a oferta de água na cidade localizada a 346 quilômetros de Teresina.

O objetivo é normalizar o funcionamento do poço, que vem apresentando vazão abaixo da sua capacidade. No momento, o volume obtido é de 12 a 20 mil litros por hora, quando deveria ser de até 70 mil.

Equipes realizaram trabalhos em válvulas do poço, monitoraram seu funcionamento e checaram as vazões dos demais poços da cidade. Os trabalhos continuam, nesta sexta-feira (28), e incluem o envio de uma bomba mais potente para substituição, com a expectativa de que o abastecimento seja regularizado nas áreas afetadas.

Para equilibrar a distribuição de água nos pontos críticos, estão sendo feitas manobras técnicas no sistema e um caminhão-pipa foi disponibilizado para atender os moradores.

“Estamos buscando formas de solucionar a irregularidade no abastecimento de água. A nova bomba deve ser instalada no sábado (29) e já estamos com um caminhão munck disponível para os serviços necessários”, afirma Leonardo Sousa, diretor de Gestão Operacional e Manutenção da Agespisa.

Itaueira é atendida por três poços no total. Além do poço temporariamente prejudicado, dois outros somam vazão de 56 mil litros por hora.