A Agespisa está concluindo a recuperação do ponto de captação de água no Rio Curimatá para reforçar o abastecimento de Curimatá, cidade situada a 352 Km ao sul de Teresina, a partir da água liberada pela Barragem de Algodões II. Estão sendo recuperados o caixão de armazenamento e a parede da barragem. Caso a água seja liberada nesta quarta-feira (6), a Agespisa já estará pronta para operar o sistema.
Segundo o gerente da empresa em Bom Jesus, Raimundo Rocha, responsável pelos sistemas da Agespisa na região, a operação é realizada com frequência, mas tudo depende que a água da barragem seja liberada.
“A decisão de abrir as comportas não depende da Agespisa, mas caso sejam abertas, nós temos total capacidade de captar a água no rio e transportar até a cidade. Para isso, já estamos limpando o leito do rio, inspecionando o ponto de energia e fazendo uma pequena correção na parede da barragem. De nossa parte, tudo pronto”, assegura o gestor.
Uma vez abertas as comportas da barragem Algodões II, a água leva cerca de 10 dias para chegar até o ponto de captação da Agespisa instalado no Rio Curimatá. “Temos tempo suficiente para concluir esses pequenos reparos”, assegura Raimundo Rocha.