A Agespisa será a responsável pela operação do Sistema Adutor Pedregulho, que já está em fase de testes e vai beneficiar a zona urbana de Dirceu Arcoverde, cidade localizada a 570 quilômetros de Teresina. A obra foi financiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de convênio com a Prefeitura Municipal.

Com o objetivo de dar celeridade à fase inicial de funcionamento, o diretor de Gestão Operacional e Manutenção, Leonardo Sousa, e o superintendente Sul, Gesiel Cruz, fizeram visita técnica ao sistema adutor nesta semana.

Além de conhecer as instalações, eles trataram sobre uma parceria para fornecimento de produtos químicos necessários ao tratamento da água e garantiram apoio técnico às equipes locais de manutenção, visando mais eficiência na distribuição da água.

O Sistema Adutor Pedregulho tem captação na Barragem Pedregulho, situada a doze quilômetros da sede de Dirceu Arcoverde. Foram construídas uma Estação de Tratamento de Água e implantados 12 quilômetros de adutora. A água tratada será distribuída por meio do sistema já existente, beneficiando cerca de quatro mil pessoas.

“Dirceu Arcoverde está situada numa das regiões com maior dificuldade de acesso à água no semiárido piauiense. E estamos empenhados em agilizar a operação do sistema, que vai gerar resultados positivos para a população”, afirma o diretor de Gestão Operacional e Manutenção da Agespisa, Leonardo Sousa.

A visita também foi uma oportunidade para reunir a equipe de colaboradores da cidade e planejar ações de melhorias na área de micromedição e de distribuição de água. “Percorremos ainda cerca de 80 quilômetros de outras adutoras que atendem a região, vistoriando suas unidades, no sentido de avaliar ações de melhorias”, explica o superintendente Sul, Gesiel Cruz.