O professor e agrônomo Sebastião Pinheiro realizou, nessa sexta-feira (7), na Escola Família Agrícola (EFA) do povoado Soinho, zona rural de Teresina, uma palestra intitulada “Biopoder Camponês: agroecologia e mudanças climáticas”. A ação foi organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a EFA Soinho.

Sebastião Pinheiro é professor, palestrante e engenheiro agrônomo, com larga experiência em agroecologia, alimentos saudáveis e a saúde do solo. A palestra voltada aos jovens alunos de Escolas Família Agrícola de diversas cidades, também alcançou agricultores familiares, além da equipe técnica da SAF.

Foto: Millena Brito

Foto: Millena Brito

Sebastião falou sobre a importância da biodiversidade, da saúde do solo e de como a agricultura familiar é importante para a produção e o consumo de alimentos saudáveis. O professor também explicou o conceito de biopoder, que está ligado à preservação e ao manejo sustentável do solo por meio de práticas agroecológicas.

Para o professor, a palestra dentro da Escola Família Agrícola é importante para a formação dos jovens camponeses. “Nós trouxemos para esses alunos alguns exemplos do sistema que temos trabalhado em toda América Latina e em todo Brasil. É muito importante isso num estado como o Piauí, pelo seu grau de apego à terra, fazer uma agricultura onde o veneno não seja o carro chefe, onde os adubos não sejam o principal, porque, assim, teremos um alimento com mais qualidade, com mais saúde”, cita o agrônomo.

Foto: Millena Brito

Foto: Millena Brito

Já para a diretora de Fortalecimento da Base Produtiva da SAF, Josineide Costa, a exposição de Sebastião foi uma oportunidade de aprendizado e de reflexão sobre a forma de fazer a agroecologia, levando em conta fatores que respeitem as características da natureza e das pessoas do campo.

“Para nós gestores da SAF, foi um momento de muito aprendizado e descoberta de caminhos para a construção da agroecologia, fazer isso dia a dia com o agricultor e a agricultora, respeitando cada território, suas especificidades, cuidando e preservando o meio ambiente, assim como a saúde humana, produzindo alimentos saudáveis. Sebastião é um grande cientista de saberes populares da agricultura, e repassa seus conhecimentos no Brasil e em outros países, ensinando como produzir vidas de forma simples e com o que temos ao nosso redor, as riquezas naturais”, conclui a gestora.

Foto: Millena Brito

Foto: Millena Brito