A empresa Águas de Teresina implantou mais quatro poços tubulares profundos a fim de ampliar o sistema de abastecimento na capital. Essas fontes de captação subterrânea têm profundidades que variam de 150 a 300 metros e capacidade de bombear 88 mil litros de água por hora, beneficiando mais de oito mil habitantes dos bairros Vale do Gavião, Vila Bandeirantes e Bosque Sul.

De acordo com o gerente de Operações da concessionária, Murilo Formiga, a captação desses poços em profundidades elevadas e em rochas cristalinas visa eliminar a possibilidade de contaminação da água por lançamentos irregulares de esgoto sanitário sem tratamento, no solo. “O processo de produção de águas subterrâneas em Teresina segue as orientações do Ministério da Saúde e visa a ampliar o atendimento de abastecimento de água potável para toda a cidade”, destacou.

O tratamento e distribuição de água potável, assim como a coleta e o tratamento dos esgotos sanitários estão entre os serviços considerados essenciais e que promovem importantes avanços para a saúde e qualidade de vida da população. “O compromisso da Águas de Teresina é atender os moradores com água tratada e de qualidade, a partir dos investimentos constantes em infraestrutura e processos de automação. Com a instalação dos novos poços, teremos o aumento de reserva e mais disponibilidade de água para toda a cidade”, pontua o diretor executivo da empresa, Fernando Lima.

Ainda este ano serão entregues os poços tubulares dos bairros Palitolândia e Esplanada. O investimento das obras, que estão quase finalizadas, é no valor de R$ 500 mil e vai beneficiar 6.699 habitantes.

Atuação da Águas de Teresina

  • Número de imóveis domicílios atendidos:

336.665 (água)
92.014 (esgoto)

  • Total de pessoas atendidas

819.334 (água)
312.863 (esgoto)

  • Total de estruturas de abastecimento

102 poços de água
2 complexos de água (ETA Norte e ETA Sul)
20 estações de tratamento de esgoto
61 estações elevatórias de esgoto

 

  • Tamanho da rede

2889 km de rede de água
537 km de rede de esgoto