Após tratativas com a Prefeitura Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente, a Águas de Teresina iniciou o projeto das obras de saneamento básico do Mercado do Peixe, localizado no bairro São João, zona Leste da cidade. A concessionária fez a ligação da rede de água e agora realiza a etapa do esgotamento sanitário. A ação tem o objetivo de readequar o espaço para se tornar um atrativo turístico, possibilitando a melhoria na renda de muitas famílias.
Além de ampliar o abastecimento, as obras garantem a distribuição de água tratada e a pressão na rede, proporcionando mais qualidade de vida e saúde aos permissionários e clientes. A concessionária aumenta continuamente o nível de segurança operacional, assegurando um sistema mais moderno e eficiente em seus trabalhos pela cidade.
“Vamos melhorar o aspecto visual e, principalmente, estruturar o Mercado do Peixe para seguir medidas sanitárias rigorosas, nada mais justo neste momento de crise pandêmica. Isso beneficiará a atividade econômica, que estava prejudicada devido à situação do espaço, e também a qualidade de vida das pessoas, em geral”, destaca o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.
A obra de saneamento básico acontece em parceria da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD-Leste). A iniciativa trará um impacto positivo para o desenvolvimento do Mercado que possui esgoto a céu aberto e a presença expressiva de animais, que causam um forte odor no ambiente.
“Essa obra vai mudar a realidade do Mercado. Vamos construir uma rede coletora de esgoto, uma estação elevatória e operacionalizar cerca de 1.300 metros de linha de recalque para encaminhar o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Leste) e fazer todo esse tratamento, atendendo exclusivamente ao mercado”, explica o presidente.