Cerca de 2.220 pessoas foram beneficiadas com melhorias feitas pela Águas de Teresina no abastecimento da cidade. O bairro Buenos Aires recebeu a instalação de um booster (sistema de bombeamento) que tem capacidade de fornecer 51 mil litros de água por hora.
Nadja Santos, moradora da região, comenta sobre os benefícios. “Moro no bairro há 34 anos e a água era bem fraca, só melhorava no turno da noite. Pela manhã era impossível tomar banho de chuveiro, era preciso armazenar nos baldes. Agora, depois dessas obras, o banho de chuveiro pode acontecer a qualquer hora”, disse, sorrindo.
No Centro da cidade, foram substituídos 2.070 m de rede com o objetivo de minimizar problemas decorrentes de incrustações (barreiras) na tubulação e melhorar a vazão da água distribuída, contribuindo com a regularidade do abastecimento e evitando os desperdícios de água no sistema. O gerente de Serviços da Águas de Teresina, Rafael Spanhol, relatou que a empresa identificou que as redes haviam sofrido o desgaste natural e as incrustações acabavam interferindo na pressão da água que chegava aos hidrômetros.
“A rede antiga, por ainda ser de ferro, possuía pontos deteriorados, o que acabava impedindo a passagem da água de forma regular. Agora, com a troca, as casas passaram a contar com uma pressão adequada para o abastecimento de água com qualidade na região”, explicou Spanhol.
Os moradores das áreas beneficiadas no Centro da cidade celebram as melhorias. É o caso dona Gercinda de Almeida, de 64 anos, que mora na região desde que nasceu. “A obra foi rápida. Estou bem feliz com essa melhoria Colocaram mais cano com aptidão para enviar água mais forte. E tudo que a Águas de Teresina trouxer pra gente, melhora”, destaca.