Durante o primeiro semestre, a concessionária Águas de Teresina desenvolveu, com professores e alunos da rede municipal de educação da capital, uma oficina virtual inédita, por meio do projeto Caminho das Águas, que envolveu tecnologia e meio ambiente, com a proposta de ensinar de forma gratuita métodos de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop-motion.

O projeto rendeu a criação de diversos filmes sobre o Ciclo da Água e seus processos de captação e filtragem para o consumo. Três produções de Teresina estão inscritas numa premiação especial no site da iniciativa (https://www.ocaminhodasaguas.com/estado-piauí). O vídeo mais votado pelo público ganhará os seguintes prêmios: um data show para a escola, um tablet para o professor e um passeio cultural para o aluno. Todos podem participar da votação, que será realizada até o dia 16 de junho.

A professora Rejane Batista, da escola Marcílio Flávio Rangel de Farias, está com dois curtas metragens concorrendo à premiação. O primeiro com o título “Água Viva” e o segundo com o nome “Teresina: seus rios, seus cantos e seus encantos”. Nas duas produções, ela e os alunos utilizaram o cordel e a técnica da xilogravura. O terceiro filme que concorre aos prêmios é da professora Leila Márcia de Lima, com os alunos da escola Eurípedes de Aguiar.

A ação é patrocinada pela Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Teresina faz parte, e vem contribuindo para a criação de novas dinâmicas de aprendizagem sobre o Ciclo da Água e seus processos de captação e filtragem para o consumo. Ao todo, o projeto percorreu 11 estados brasileiros, de Norte a Sul, promoveu oficinas, encontros e mentorias nos quais os professores trocaram experiências e, ao final, obteve 38 filmes inscritos na premiação.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo, o projeto reuniu 47 professores de Teresina, que aprenderam sobre uma nova técnica para repassar aos seus alunos, de forma lúdica, aprendizados sobre o ciclo da água. “O projeto Caminho das Águas reforça a conscientização sobre o consumo da água e sua importância para a vida sustentável no planeta, estimulando os estudantes a criarem ações de preservação dos recursos naturais, além de proporcionar integração entre professor e aluno numa atividade diferenciada”, complementa.

Protagonismo

Para a professora teresinense Rejane Batista, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora. “Foi algo novo e gratificante. Aprendi a usar esse recurso stop motion, que eu não conhecia, e a produzir um filme sobre essa temática da água que é tão importante, principalmente nesse período de pandemia, quando água é fundamental. Além disso, o contato com educadores de outras regiões foi maravilhoso, pois a troca de experiências foi importante para o desenvolvimento do curso”, reforça.

A educadora destaca que o projeto não parou nas oficinas, pois a iniciativa envolveu toda a comunidade escolar, reunindo até mesmo as famílias para a produção dos curtas. “Mobilizamos a comunidade escolar para ajudar e envolvemos diretores, coordenadores, alunos e familiares, em uma dinamicidade maravilhosa. O projeto proporcionou o aprendizado, trabalhando a preservação dos nossos elementos naturais, do Meio Ambiente. Independentemente do resultado, já fomos premiados por ter uma temática tão importante sendo visualizada em nossas produções”, arrematou Rejane.