Um grupo interdisciplinar formado por alunos dos cursos de Administração, Agronomia e Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram, nessa quarta-feira (28), uma ação educativa junto aos microempreendedores da Nova Ceasa. A iniciativa teve como objetivo transmitir ensinamentos básicos de marketing e atendimento aos microempreendedores do local e, com isto, possibilitar aos estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em suas respectivas áreas de estudo.

A atividade realizada por meio da disciplina “Gestão no Agro”, distribuiu os alunos em grupos, cada equipe ficou responsável por montar cartilhas ilustrativas com conceitos basilares sobre marketing e negócios. O intuito era fornecer informações importantes e aplicáveis que pudessem contribuir com o crescimento dos negócios dos microempresários.

O professor Márcio Pessoa destacou a importância da ação, que promove o desenvolvimento econômico e social da nossa região, além de trazer boas experiências educativas aos discentes.

“A iniciativa surgiu a partir da necessidade de levar para o mercado informações importantes que são trabalhadas em sala de aula. Estas orientações são importantes, tendo em vista que, ao compartilhar seus conhecimentos, os alunos estão capacitando os empreendedores e os ajudando a enfrentar os desafios do mercado atual de forma correta”, destaca o professor.

A aluna Tatielly Alencar, discente do 8º período, destaca a importância da experiência por contribuir com aquisição de novos conhecimentos e a possibilidade conhecer as diferentes realidades do mercado local. “Nós estamos unindo conceitos basilares que vimos nas aulas com a realidade destes permissionários, desta forma, podemos trabalhar de forma abrangente os conceitos administrativos e conhecer diferentes perspectivas sobre o mercado local”, comenta a aluna.

Foram apresentados diferentes conceitos administrativos e perspectivas sobre o mercado local

Maria Eduarda Lacerda, discente do 8° período, comenta que a ação foi proveitosa. “Observamos que há diferentes abordagens entre muitos profissionais ao lidarem com seus clientes, no entanto, todos eles se mostram receptivos para receber orientações e sugestões. Eles demonstram interesse em identificar áreas de melhoria e, consequentemente, isso contribui para o aprimoramento de seu trabalho”, destaca a aluna.

Para James Andrade, diretor-presidente da Nova Ceasa, a ação foi uma oportunidade enriquecedora para os microempreendedores. “A parceria com a UESPI e o envolvimento dos alunos em ações como essa são extremamente importantes para o fortalecimento do empreendedorismo local. A Nova Ceasa se orgulha de receber ações que visam capacitar os empreendedores e contribuir para o nosso desenvolvimento econômico”, finaliza o diretor.