Professor e alunos do Curso de Direito, Campus Clóvis Moura, desenvolvem o projeto de extensão intitulado “A Constituição Federal Na Escola”. Com o objetivo de disseminar os Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal de forma lúdica e interativa, os estudantes estão levando conhecimento jurídico para as salas de aula da capital piauiense. A primeira atividade prática do projeto aconteceu na Escola Municipal Areias, localizada na zona sul de Teresina.

Os direitos são usados como instrumento em função do bem-estar da sociedade com o fim de garantir a justiça. De acordo com o professor do curso de Direito e coordenador do Projeto, Georges Thales, a iniciativa surgiu a  partir da necessidade de disseminar informações sobre direitos fundamentais de uma maneira mais acessível e atraente.

Professor e alunos do curso de Direito levam conhecimento jurídico para as salas de aula da capital piauiense

 

“Nesta perspectiva, entendemos que a Constituição Federal deve ser apresentada dentro das escolas, isto é muito importante, pois é uma forma de apresentar nossos direitos e deveres de forma acessível, especialmente, para o público mais jovem”, destaca o professor.

Os Direitos Sociais Fundamentais estão contidos no art. 6º da Constituição Federal. São eles que garantem que todo cidadão brasileiro tenha  justiça social por meio do acesso à Educação, Saúde, Moradia, Segurança, Previdência Social, Lazer, Assistência aos Necessitados, bem como à proteção à maternidade e à infância.

Os discentes apresentaram artigos importantes da Constituição Federal

 

Para Isadora Ribeiro Fortes, discente do 3° período, a importância de levar conhecimento jurídico vai além de apenas transmitir informações, é um instrumento de inserção social e um elo entre a Universidade e a sociedade. “A Constituição é o livro mais importante para qualquer nação e poder ensinar suas fundamentações e apresentá-la para os jovens faz toda a diferença, tendo em vista que, muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento de seus Direitos Fundamentais, que são assegurados por ela”, comenta aluna.

O grupo visitará outras instituições de ensino da cidade para levar mais conhecimento sobre nossa Constituição. Nesta quarta-feira (21), o projeto visita a Unidade Escolar Prof. Odylo de Brito Ramos, localizada no Bairro Dirceu Arcoverde.