“Sempre fui aluno de escola pública e, apesar das dificuldades que sabemos que existem, tentei superar os desafios estudando em casa e buscando ajuda externa de meus professores”, revela Renê Gonçalves, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira, de Fronteiras, aprovado em Medicina na Univasf. Ele e vários outros estudantes das escolas estaduais comemoram o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), divulgado na tarde da última terça-feira (28).
O resultado do esforço e dedicação dos alunos, aliados às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já começa a aparecer. Milhares de estudantes da rede pública estadual, do interior do Estado e da Capital estão comemorando suas aprovações em diversos cursos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inclusive para os mais concorridos como Medicina e Direito.
Renê Gonçalves afirma que sua tática foi participar do Enem desde a 8ª série do Ensino Fundamental, justamente para ter a experiência e acompanhar sua evolução ao longo dos anos de Ensino Médio. “Agradeço a Deus, pois consegui ter uma progressão em minhas notas até chegar ao terceiro ano e conseguir agora esse resultado muito satisfatório para mim. Eu recebo como um presente divino, pois creio que tudo está nas mãos dele e que o Senhor realiza sempre os desejos do nosso coração que são bons para nós e principalmente para a difusão do seu evangelho. É uma alegria para mim e para minha família, assim como para meus colegas e docentes”, completa o estudante.
A 16ª Gerência Regional de Educação contabiliza ainda 14 aprovações em cursos como Direito, Biologia, Matemática, Ciências Contábeis e Educação Física em diversas universidade públicas de todo o país. “A Gerência, junto às escolas, tem abraçado o desafio de buscar melhorar nossas práticas pedagógicas e aperfeiçoar nossas formações dentro da 16ª GRE. É um trabalho em equipe, uma troca, uma busca constante de compreender e nos apropriar das ferramentas que a Seduc nos disponibiliza e usarmos pedagogicamente delas. Todo esse esforço aliado ao Pré-Enem Seduc e a dedicação dos alunos tem proporcionado ótimos resultados”, relata a gerente da GRE, Maria de Nazaré Alencar.
Outro resultado expressivo do interior do Piauí vem do CETI Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves. Até agora, 18 alunos de uma turma de 20 estudantes conseguiram a vaga em uma universidade para cursos de Engenharia, Direito, Computação, entre outros. A diretora do CETI, Aurilene Vieira, enfatiza que bem além dos resultados na Olimpíada de Matemática, os estudantes do Augustinho Brandão estão preparados para o prosseguimento nos estudos e para a vida. “É um resultado excepcional dos nossos alunos. Ações como aulas dinâmicas, realização de projetos que elevam a aprendizagem, professores compromissados, além de procurar trazer a família para parte deste processo, dando suporte que alia conhecimento e resultado, são fatores que contribuíram para nosso bom desempenho”, destaca.
As notícias de aprovações não param de chegar de todas as regiões do Piauí, como de Simplício Mendes. Estudantes do CETI José Atanásio de Santana conquistaram aprovações em Física, Gestão Ambiental, Matemática e Biologia.
Aluno de escola pública, cadeirante e da zona rural é aprovado em 1º lugar em Serviço Social
Vaílson Oliveira, estudante do CETI Raimundinho Andrade, de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar (cotas) no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Cadeirante, Vaílson sempre estudou em escola pública e é da zona rural do município.
O estudante disse que, para superar todas essas limitações, sempre contou com o apoio de professores das escolas Linoca Gayoso e Professor Raimundinho Andrade. Com boas notas no Enem, Vaílson diz que não vai parar com a aprovação em Serviço Social e vai buscar a também aprovação no curso de Direito.
Escola de Piracuruca obtém 50% de aprovação em universidades
O CETI Presidente Castelo Branco também comemora as aprovações de seus alunos em universidades, após a divulgação do resultado do SISU. A escola já contabiliza cerca de 50% de aprovação de seus estudantes.
Uma das que já conseguiram vaga na primeira chamada do SISU foi a jovem Joice Araújo Fontenele. A estudante havia obtido 980 pontos na Redação do Enem e comemora o resultado: primeiro lugar em Matemática no IFPI. “Eu estava esperando uma nota alta na redação, mas nada parecido com 980. No momento que vi fiquei sem acreditar, a ficha ainda não caiu. O CETI Presidente Castelo Branco foi fundamental nessa conquista, serei sempre grata à gestão por auxiliar e permitir que os professores desenvolvessem projetos voltados para o Enem”, afirmou.