As primeiras turmas de estudantes da rede estadual que iniciaram o projeto Cisco Networking Academy receberam os certificados após finalizarem o primeiro módulo do programa de capacitação com cursos de inclusão digital e empreendedorismo. O secretário da Educação, Ellen Gera, acompanhados dos representantes da empresa Cisco, professores e familiares, realizou a entrega dos certificados nesta terça-feira (21).
Foram contemplados os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco D’Almeida que participam dos cursos Cisco Academy, programa realizado em parceria com a SPE Piauí Conectado, que capacita alunos de escolas do ensino público estadual em habilidades tecnológicas da internet.
O secretário Ellen Gera destaca que o projeto Piauí Conectado, além de interligar as escolas em rede corporativa, também avança na modernização do ensino nas escolas. “Com o Piauí Conectado e a Cisco Academy, estamos levando o aprendizado de tecnologia para os nossos estudantes. Iremos possibilitar que a área da tecnologia possa adentrar de fato as nossas escolas e permitir que o uso da tecnologia beneficie o trabalho pedagógico. Isto reflete no nosso estudante que certamente terá facilidade no ingresso do mundo do trabalho”, avalia o gestor.
A primeira fase do programa acontece no CEEP Governador João Clímaco D’Almeida, CEEP Paulo Ferraz, CETI Professor Darcy Araújo e U. E. Maria Modestina Bezerra. São mais de 500 alunos cadastrados na primeira fase em 24 escolas. Os alunos com a melhor avaliação em cada turma serão contemplados com bolsa remunerada, computador e internet, assim como a oportunidade de estágio no Piauí Conectado durante seis meses, logo após a finalização do curso.
O estudante Carlos Henrique do curso técnico de informática foi um dos primeiros estudantes a completar os três módulos. Ao lado da mãe orgulhosa, o estudante recebeu o convite da representante da empresa Cisco para ingressar como menor aprendiz na área de informática no programa Piauí Conectado. “Para mim foi um privilégio ser um do primeiros a finalizar o curso. Nenhum dos módulos é fácil, mas eles trouxeram muito conhecimento e já receber o convite da Cisco para trabalhar é maravilhoso. A gente sempre precisa estar em busca de conhecimento e eles deram oportunidade para nos formarmos na área com um novo trabalho que perfeitamente vai abranger o meu futuro”, disse o jovem.
De acordo com a coordenadora de projetos sociais, Charlene Queiroz, os alunos participam do projeto Cisco network Academy em três fases. A primeira fase contempla cinco cursos na área de formação tecnológica que será expandido para todo o estado. “No Piauí, o programa vai oferecer cinco mil bolsas de estudo e emissão de certificados. Estamos na fase de alfabetização destes alunos na área de tecnologia. Após a primeira fase, o curso terá expansão para as escolas de Teresina abrangendo 24 polos no total. A fase dois será com conteúdo mais técnico com formação de profissionais na área de Redes de Computadores e a fase três irá concluir os cursos técnicos”, explica a coordenadora.