Alunos do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, sob coordenação da professora Mary Angélica e revisão de Marisa de Carvalho, criaram uma cartilha com contribuições para o ensino virtual.

 

A cartilha “Reaprender” conta com dicas para auxiliar atividades remotas. Entre elas:

• O novo ambiente de aprendizado;

• Recursos e tecnologias para o ensino virtual;

• Ferramentas para mensagens, áudios e documentos;

• Aplicativos e programas para edição de imagem, áudio e vídeo;

• App para mente;

• Dicas para auxiliar no ensino da História.

De acordo com a docente do curso de História, professora Mary Angélica, a ação surgiu através da disciplina de Prática Pedagógica Interdisciplinar. “Essa disciplina tem na sua estrutura o conteúdo das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s. Divididos em grupo, os alunos desenvolveram vários projetos. Como, por exemplo, de cultura digital, patrimônio e educação no Instagram e a cartilha. A intenção foi criar TIC’s que possam servir para as aulas, que possam ser compartilhadas com os colegas e comunidade em geral”, explica.

As estudantes Evelen Castro, Herica Santos, Jéssica Anastácio e o aluno Jefferson Costa criaram a cartilha virtual.

Alunos responsáveis pelo projeto

Segundo Evelen Castro, a cartilha é uma espécie de manual para quem tem dificuldades com o ensino remoto em meio à pandemia. “Nós entramos em contato com vários professores e perguntamos quais seriam as dificuldades que eles estavam enfrentando para ministrar suas aulas. Depois dessa pequena pesquisa de campo optamos por desenvolver a cartilha Reaprender. É uma cartilha dinâmica, simples e com muitas informações e dicas que podem facilitar o ensino remoto”, finaliza.

Confira a cartilha completa com todos os detalhes.