O Programa de Pós Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), está ofertando disciplinas remotas para os alunos do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Os mestrandos interessados na complementação acadêmica devem realizar as inscrições até o dia 10 de agosto no site da PUC. O procedimento de inscrição funciona da seguinte forma: o aluno do mestrado em Letras acessa o site da PUC, preenche o cadastro de discente proveniente de convênio, escolhe as disciplinas que deseja cursar e inclui no formulário de cadastro. Para concluir, o mestrando deve enviar o cadastro e uma declaração de vínculo com a Uespi para o email letraspg@pucrs.br.

Neste semestre, na modalidade a distância, o PPGL/PUCRS oferecerá disciplinas na área de Teoria da Literatura, que trata sobre drama, narrativa, história, filosofia e memória cultural; Linguística com temas sobre fonologia, sintaxe, semântica, análise do discurso e neuropsicolinguística e, para finalizar, disciplinas na área de Escrita Criativa para debater sobre tradução, poesia e texto não ficcional.

Parceria

A parceria entre as duas instituições começou em 2019 e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades acadêmicas, integrar conhecimentos e gerar interação entre discente e docentes de ambas as instituições.

O aditivo que permite os alunos do mestrado em Letras da Uespi cursarem disciplinas da grade curricular da PUC de forma online e gratuita foi um dos recentes desdobramentos desse convênio. “Os alunos têm a oportunidade de cursar disciplinas que não são ofertadas pelo nosso programa e podem ampliar seus leques de conhecimento, especificamente naquelas disciplinas que tem veiculação com suas pesquisas”, destacou a Professora Bárbara Melo, atual Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da Uespi.

A professora Cláudia Regina Brescancini, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, explica que “dentre as ações desse plano está previsto o intercâmbio de alunos para estágio doutoral e também para a participação em disciplinas e cursos livres oferecidos pelas duas instituições”.

Importância

Para Ailma Nascimento, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), este convênio oportuniza aos mestrandos das áreas de Literatura e Linguística consolidarem uma formação em nível de mestrado com uma grande e conceituada IES, cujo conceito Capes é de grande referência nacional.

A parceira com a PUC começou ainda na gestão de Algemira de Macêdo, ex-coordenadora do Mestrado em Letras da Uespi. Para ela, essa parceria faz com que o programa na Uespi se fortaleça ainda mais. “Temos que investir nessa questão de qualificação, fazer com as pesquisas circulem para que nosso curso venha a ter visibilidade não só regional, mas nacional e internacional”, finalizou a docente.