As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (21) e seguem até dia 1º de novembro nas escolas de todo o Brasil. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, o exame tem como objetivo avaliar o rendimento das escolas públicas do país e testar conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

No Piauí, os alunos da rede estadual foram recebidos com café da manhã especial, mensagem motivacional e alguns mimos. O acolhimento foi feito nas unidades que agendaram a aplicação para esta segunda-feira. A intenção foi deixar os estudantes mais confortáveis para responder o questionário.

“Essa acolhida foi importante para me deixar mais calma e fortalecida para fazer a prova. O conteúdo foi reforçado pelos professores nessas últimas semanas. Fizemos exercícios parecidos com a prova e outras atividades que ajudaram a nos preparar para o dia de hoje. Sabemos que essa avaliação é importante para nós e para nossa escola”, disse a estudante Mayara Stefany, do 9º ano do Ensino Fundamental, do CETI Padre Joaquim Nonato Gomes.

Cada aluno tem duas horas e meia para responder os questionários de língua portuguesa e matemática. O Saeb conta com questionários do estudante, do diretor, do professor e da escola. Com isso, segundo o Inep, é possível avaliar o desempenho dos estudantes e também das condições de trabalho dos professores e da estrutura da escola. A participação no Saeb é obrigatória para a rede pública e facultativa para a rede privada.

Pela primeira vez serão feitas a avaliação das instituições que oferecem Educação Infantil, em caráter de estudo piloto, e a avaliação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, além de ser mantida a avaliação dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Outra novidade, é a aplicação de testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas aos estudantes do 9º no do Ensino Fundamental, de forma amostral.

A mobilização nas escolas começou no mês de setembro, com o lançamento da Campanha ?Se Liga no Saeb?. ?Os dados do Saeb são essenciais para a elaboração das políticas públicas que irão afetar todo nosso trabalho pedagógico na rede estadual de ensino. A partir dessa avaliação será possível planejar e replanejar a educação do Piauí para os próximos anos. Por isso, é importante a participação de todos?, destacou o secretário da Educação Ellen Gera.

SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).