Com 17 anos, a jovem teresinense Melanie Oliveira poderia ter sido mais um estudante que desistiu da sala de aula em meio a pandemia do Coronavirus, porém em meio a tantos motivos para desistir, a jovem encontrou na equipe do Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, zona sudeste da capital, todo o suporte para recuperar o folego e seguir em busca do sonho de ingressar no Ensino Superior.
Por meio do trabalho da Busca Ativa Escolar, Melanie foi resgatada ao chão da escola e retomou os estudos no Ensino Médio. Ela que é aluna da escola desde a 1ª série, após sair da escola conseguiu recuperar a rotina de estudos com o apoio da escola.
Segundo a jovem, a escola disponibilizou livros, uma sala de estudos, reforço, computador com internet, apoio psicológico e todo o suporte pedagógico.
Ao recuperar a vontade de estudar, Melanie pretende cursar Direito, e se prepara para o Enem tanto na escola pela manhã, como a tarde, onde ganhou uma bolsa de um preparatório particular. Aos finais de semana participa das revisões Pré-Enem Seduc e faz curso de redação.
“Meu maior agradecimento é à escola, pois sem eles eu não teria conseguido voltar para a sala de aula e retomar meu sonho. O incentivo que recebemos é algo incrível e que nos faz voltar a acreditar em nós mesmos. Já fiz dois anos de Enem como treineira e dessa vez será para valer”, concluiu a jovem.
O acompanhamento constante dos alunos é uma ação permanente no CETI Didácio Silva, segundo a diretora da escola, Tetê Castro. “A nossa busca ativa escolar é constante e especialmente no período de pandemia, de aulas remotas, intensificamos ainda mais esse acompanhamento dos alunos. Estivemos também muito mais próximos às famílias. No caso da Melanie ficamos muito felizes com o retorno dela, com todo o empenho que ela tem. Ela é muito participativa, está se preparando bem para o Enem e estamos com grande expectativa para a sua aprovação”, disse a diretora.
Busca Ativa Escolar
A busca ativa promove o direito social dos estudantes a voltarem ao chão da escola. Diante dos efeitos causados pela pandemia de COVID-19, muitas crianças e jovens ficaram fora do ambiente escolar ou tiveram dificuldade com o modelo remoto ou híbrido.
A estratégia pretende minimizar as defasagens de aprendizado e a infrequência, além de propor a elaboração de estratégias de recuperação, reforço, recomposição e os desafios da aprendizagem, de acordo com os padrões de desempenho de cada estudante.
Nesse contexto e usando a criatividade, as escolas realizam inúmeras ações para chamar a atenção das famílias sobre a importância da retomada ao chão da escola.