O ensino de Robótica nas escolas faz com que professores insiram os alunos em novas tecnologias e tornarem as aulas mais dinâmicas e interativas. A fim de ampliar estes resultados, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo a qualificação dos docentes interessados nesta nova metodologia de ensino.
A formação de uma turma de professores da rede pública de ensino foi concluída, neste sábado (7), na mostra do curso Introdução à Robótica com Arduíno (Módulo 1). A Mostra, realizada no auditório do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire (Cefaf), permitiu aos professores apresentarem seus projetos com a prototipagem com Arduíno em funcionamento.
O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, Alberto Machado, esteve no auditório conhecendo os projetos de robótica dos professores. Ele destaca que o incentivo à qualificação vem de encontro à política educacional de incentivo ao aluno protagonista, principalmente, no modelo de tempo integral. “Enquanto gestor que acompanha o trabalho da Seduc, já vislumbramos os projetos de ensino da robótica dentro das escolas para ir ao encontro do anseio dos estudantes e colocar nossas escolas em patamar nacional. Nas escolas de tempo integral, a robótica educacional já é importante pelo tempo a mais de trabalho, pelas disciplinas eletivas que temos e por perceber a afinidade de muitos professores no ensino da robótica. Além de otimizar a aprendizagem com conteúdo inovador, temos o ganho do estudante ser atraído para o espaço escolar”, pontuou.
O curso foi ofertado a professores de Teresina e do interior, oportunidade na qual eles tiveram que dominar o Arduíno, plataforma de prototipagem eletrônica que utiliza programa livre de código aberto e ferramentas adaptáveis de baixo custo para a criação de projetos interativos.
Ao trabalharem em seus projetos, os professores não pouparam criatividade e desenvolveram modelos de robôs humanoides, sistemas para o funcionamento de semáforos, carros com controle remoto e até dispensadores de álcool em gel por sensor de aproximação, entre outros. Além do conteúdo prático, os docentes demonstraram o conhecimento teórico para conceber cada projeto.
Alberto Machado destacou, ainda, que na implantação do Novo Ensino Médio, os estudantes serão apresentados a novos modelos de competências e habilidades que correspondam às demandas atuais. “Com o novo ensino médio, teremos mais tempo de escola e o processo de escuta irá ser ampliado nas escolas. A nova oferta do ensino vem buscando estes formatos, como a robótica educacional, dentro do ensino de tempo integral para estimular o protagonismo juvenil e o projeto de vida. Assim, com estes incentivos ofertados pela Seduc, a qualificação vai de encontro à implantação do Novo Ensino Médio”, finalizou.
Para conhecer mais os cursos de robótica educacional do Cefaf e Seduc visite a página https://piauirobotica.wordpress.com/