Na manhã desta segunda-feira (21), o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dr. Evandro Alberto, e o representante da empresa Antech, Valdecir Lutz, realizaram a assinatura da ordem de serviço do canteiro de obras da Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. A cerimônia contou com a presença dos membros da Administração Superior, técnicos, colaboradores e diretores de Centro, bem como representantes da empresa Antech.

Os recursos são do Tesouro Estadual na ordem de 1.502.100,00 (Um milhão, quinhentos e dois mil e cem reais). Com a iniciativa, o Governo do Estado dá início a uma das obras mais importantes para a Universidade e toda a sua comunidade. Na oportunidade, o reitor da UESPI, Dr. Evandro Alberto, expressou agradecimento pela presença de todos e destacou a importância do apoio da comunidade. Além disso, mostrou-se contente pela concretização gradual de um anseio que perdurou uma década de luta: a construção da biblioteca.

Reitor Dr. Evandro Alberto de Sousa e Representante da Antech, Valdecir Lutz.

“Essa empreitada será conduzida com muito acompanhamento, conscientes da extensa responsabilidade atribuída à empresa. Dessa forma, almejamos empreender uma realização que perdure para sempre em nosso ambiente universitário. Reconhecemos esse espaço como um aprimoramento educacional da nossa comunidade. Portanto, comprometemo-nos a equipar toda a biblioteca com o conhecimento de qualidade que prezamos em nossa instituição”, pontuou o reitor.

O vice-reitor, Dr. Jesus Abreu, explica que a nova biblioteca da UESPI representa o acontecimento mais significativo recente para a universidade, na qual os alunos de todas as áreas, cursos e disciplinas convergem para buscar conhecimento. “Aqui, na biblioteca central, jorra uma água pura e cristalina para aqueles que desejam beber da fonte do conhecimento”.

Assinatura da Ordem de Serviço.

A Prof.ª Conceição Bezerra, diretora da Biblioteca Central da UESP, enfatiza que a integração da biblioteca está ocorrendo de maneira fluida, dado os esforços empenhados nessa direção. Ela acrescenta: “Nossas perspectivas são altamente positivas. Os investimentos estão melhorando a qualidade de obras que vamos oferecer para os docentes. Estamos otimistas em relação ao impacto que alcançaremos junto à comunidade acadêmica.”

Acessibilidade

Com o objetivo de garantir a acessibilidade no novo espaço, Susy Clara, chefe de aquisição de arquitetura da UESPI, compartilhou informações mais abrangentes sobre o projeto de estruturação da biblioteca. Ela afirmou que se trata de um prédio com andar, porém, acessível.

“O acervo completo de livros e obras estará localizado no térreo da biblioteca, visando simplificar o acesso. Já na parte superior, acomodará as atividades administrativas, mas, caso haja a necessidade, o espaço estará equipado com um elevador, fornecendo suporte completo. Além disso, temos planos para a construção de salas de leitura adicionais entre esses setores, ampliando ainda mais o ambiente destinado à leitura”, finaliza Susy Clara.

Assinatura da Ordem de Serviço.