Nesta quarta-feira (15) os idosos da Vila do Ancião tiveram uma tarde de atendimentos de saúde. A ação em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência da Pessoa Idosa, fez parte da comemoração dos 17 anos da Associação Reabilitar.

Foram realizados atendimentos com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, arteterapeutas e médico fisiatra. Também foram realizados atendimentos a idosos que precisam de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para que possam ser beneficiados com os serviços da Oficina Ortopédica.

Venância Rodrigues, coordenadora da Vila do Ancião, enfatiza a importância da ação: “Não só para os idosos mas para o todo o corpo de colaboradores momentos como o de hoje significam muito. A satisfação em saber que os outros órgãos e outras pessoas se importam com eles. Isso é muito bom, saber que alguém se importa coma gente. Então eles estão satisfeitos, esperançosos de melhorias, porque estão vendo que vão ser atendidos por outros médicos e enfermeiros e vão ter outras avaliações”.

A vila conta hoje com 36 idosos. Venância comemora que a vila também tem sido procurada por faculdades com propostas de outras práticas, cursos de aperfeiçoamento para os cuidadores e colaboradores”, diz ela.

O neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale, que preside a Associação Reabilitar, “O cuidado com os que necessitam. É essa a nossa missão sublime. Hoje faremos o diagnóstico por nosso atendimento e pretendemos treinar todos os profissionais dessa instituição em continuação para um atendimento de qualidade àqueles que aqui necessitam. Cuidar de pessoas é o nosso doutoramento. Nos não cuidamos de doença, nós não cuidamos de doentes, nós cuidamos do amor de alguém, que são as pessoas. É essa a nossa missão”, disse.

A Associação Reabilitar completa 17 anos de trabalho na administração de projetos que ofertam atendimentos de saúde gratuitos para a população piauiense e promovem a inclusão social. Atualmente, ela é responsável pela gestão de sete projetos no Piauí: Pense Bem AVC, Pense Bem Trauma, Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Oficina Ortopédica Itinerante, Sistema Estadual de Transporte Eletivo de Pacientes, Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba e a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Todos os projetos ofertam serviços de saúde à população, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão é feita de forma compartilhada, em parceria com o Governo do Estado do Piauí.

Campanha

A organização social também está promovendo uma campanha para incentivar a doação de itens de limpeza e higiene pessoal, além de fraldas descartáveis, para beneficiar espaços de acolhimento como o Lar da Criança, Vila do ancião e o Abrigo São José, localizado em Parnaíba. Qualquer pessoa pode doar, até o dia 24 de março, na sede da Associação Reabilitar ou no Ceir, em Teresina; e também no Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba.

Fonte: Ascom Sasc