Na próxima segunda-feira (13), a Associação Reabilitar completa 17 anos de trabalho na administração de projetos que ofertam atendimentos de saúde gratuitos para a população piauiense e promovem a inclusão social. Para celebrar a data, a entidade realizará um dia de atendimento itinerante a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade que vivem em instituição de longa permanência de Teresina. A organização social também está promovendo uma campanha para incentivar a doação de itens de limpeza e higiene pessoal, além de fraldas descartáveis, para beneficiar esses espaços de acolhimento.
As atividades do aniversário da Associação Reabilitar acontecerão no Lar da Criança (na segunda-feira, dia 13, às 8h) e na Vila do Ancião (na quarta-feira, dia 15, às 14h). Profissionais vão atender crianças e idosos que precisam de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para que possam ser beneficiados com os serviços da Oficina Ortopédica. Fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, arteterapeuta e médico fisiatra também vão participar da ação itinerante, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
“Temos 17 anos de trabalhos prestados à população do Piauí e vamos comemorar fazendo o que sabemos fazer de melhor, que é cuidar das pessoas. A secretária Regina Sousa, da Sasc, nos procurou para falar dessa necessidade das casas de acolhimento e decidimos abraçar a causa e realizar essa ação porque, enquanto organização social e representantes da sociedade civil, temos como principal vertente a valorização do ser humano, considerando seus direitos e sua inserção social”, destacou o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que preside a Associação Reabilitar desde quando a organização foi criada, em 2006.
Além do atendimento itinerante, a Associação Reabilitar também está promovendo uma campanha para arrecadar material de limpeza, itens de higiene pessoal e fraldas descartáveis (infantis e geriátricas) para serem doados. Além do Lar da Criança e da Vila do Ancião, em Teresina, também será beneficiada a instituição de longa permanência, Abrigo São José, da cidade de Parnaíba. Qualquer pessoa pode doar, até o dia 24 de março, na sede da Associação Reabilitar ou no Ceir, em Teresina; e também no Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba.
Atualmente, a Associação Reabilitar é responsável pela gestão de sete projetos no Piauí: Pense Bem AVC, Pense Bem Trauma, Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Oficina Ortopédica Itinerante, Sistema Estadual de Transporte Eletivo de Pacientes, Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba e a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Todos os projetos ofertam serviços de saúde à população, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão é feita de forma compartilhada, em parceria com o Governo do Estado do Piauí.
Serviço: 17 anos da Associação Reabilitar
Atendimento itinerante no Lar da Criança
Data: Segunda-feira, 13, às 8h30
Endereço: Rua Monsenhor José Luís Cortez, 3789, Santa Isabel.
Atendimento itinerante na Vila do Ancião
Data: Quarta-feira, 15, às 14h
Endereço: Rua Joaquim Carlos Aragão, 3478, bairro Zoobotânico.