A Gestão Pública tem como pressuposto gerir um conjunto de atividades utilizando conhecimentos teóricos e práticos da administração no setor publico e na interação entre os envolvidos. A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), como órgão gestor de tecnologia do Governo do Estado, busca através de sua missão proporcionar e executar soluções de Tecnologia da informação e Comunicação para melhoria da gestão do Governo e dos serviços públicos ao cidadão, garantindo o controle e a integridade das informações estratégicas no estado.
Toda esta doutrina ajudou a equipe da ATI a inovar, superar desafios e resolver problemáticas governamentais através da Tecnologia da Informação no ano de 2021, sempre com o comprometimento da equipe e através do entendimento que a excelência do serviço público é conquistada a partir do momento em que todos entendem que somos uma empresa prestando serviços para o Cidadão, para os servidores públicos e para a Gestão Pública.
Desta forma através do nosso gestor máximo, servidores e parceiros conseguimos subsidiar melhorias como:
. Implantação de 310 pontos de acesso a internet em órgão governamentais;
. Implantação de 25 pontos de acesso público com internet para as comunidades e pontos turísticos;
. Atendimento de mais de 5 mil chamados com resolutividade, feitos por diversos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estados do Piauí;
. Realização de 39 contratos, buscando melhoria de atendimento ao cidadão e ao Governo, dentre os principais, podemos destacar a emissão de identificação digital, implantação de novo sistema de licitação, desenvolvimento de novo sistema para a Vigilância Sanitária, manutenção e recertificação da sala cofre, aquisição de solução convergente que proporcionou quase um Petabytes de espaço de armazenamento para servidores.
Emissão de 166 pareceres proporcionando aos órgãos governamentais processos tecnológicos mais assertivos e transparentes, de forma que as contratações públicas de Tecnologia da Informação sejam realizadas sem vícios e com economicidade.
Disponibilização do aplicativo SEI Piauí para celulares com sistema operacional Android e IOS.
Desenvolvimento do sistema de Avaliação de Segurança Orgânica em penitenciárias (ARSO).
Desenvolvimento do sistema de Cadastro da Pessoa com Deficiência do Piauí, do Projeto Piauí Inclusivo,
“Estamos concluindo 2021, com 167 municípios interligados com Piauí Conectado, Sistema de Gestão de Pessoas atendendo 100% dos servidores ativos, bem como os aposentados e pensionistas, o SEI integrando todos os órgãos, novo sistema RENAVAM implantado, edifício Sede e datacenter secundário adaptados e investimento de mais 10 milhões em novos esquipamentos. Agradecemos também aos órgãos de controle que nos ajudaram nesta caminhada”, pontuou o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.
Ao longo deste ano de 2021, a ATI estabeleceu como meta melhoria na sustentabilidade de disponibilização das soluções governamentais, que tornaram-se mais disponíveis: a partir da aquisição de 02 (dois) Nobreaks de 200kva e reforma do Data Center da 19 de novembro; serviço de Manutenção Preventiva e aquisição de banco de bateria para 01 (um) Nobreak do Data Center do Centro Administrativo, Recertificação e serviço de Manutenção da Sala Cofre; serviços de atualização e manutenção do SuperCluster. Tornaram-se mais seguros com a aquisição de solução convergente, proporcionando aumento de capacidade de disponibilização de serviços e backups mais efetivos.
“Para o ano de 2022, procuraremos a nossa melhor versão, buscando como meta a melhoria na prestação do serviço ao cidadão, através de uma melhor arquitetura de desenvolvimento e sustentabilidade de aplicações, serviços mais resilientes, criação de um portal único de serviços e também um ambiente para integração de todas as aplicações governamentais, no qual o cidadão tenha um único ambiente de acesso aos sistemas governamentais”, ressalta o diretor-técnico, Luciano Aguiar.
Todos os projetos, metas e ações futuras serão conduzidas pelo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), que será lançado no início de 2022, no qual servirá como instrumento norteador de todas as nossas ações tecnológicas para o próximo triênio.
Entender a problemática do Governo, projetar soluções tecnológicas, mediar incidentes e proporcionar resolutividade, é uma constância na missão da ATI, que para isso, conta com uma equipe comprometida e aguerrida, buscando sempre efetividade e melhorias para os entes Governamentais, e é com o sentimento de dever cumprido que a ATI conclui este ano de grande ações.