A Agespisa já executou 80% da obra de implantação do novo sistema de captação e da adutora de água bruta de Piracuruca, na região Norte do Piauí. O investimento é de R$ 5,3 milhões, com recursos do Governo do Estado e da própria companhia, e beneficiará toda a população da zona urbana.
Com capacidade para captar 262 mil litros por hora no Rio Piracuruca, o novo sistema ficará situado no bairro Esplanada, próximo à Ponte de Ferro, um local de fácil acesso, e perto da Estação de Tratamento de Água. Isso vai permitir que os trabalhos sejam realizados de forma mais rápida e eficiente.
A extensão da adutora de água bruta que está sendo implantada será de 3.890 metros. Com a maior proximidade do sistema de captação da ETA, a adutora terá metade do tamanho da atual, reduzindo de forma considerável a frequência dos rompimentos e evitando interrupções no abastecimento.
“A Agespisa tem feito investimentos importantes para otimizar o sistema de abastecimento de água de Piracuruca. Recentemente foram beneficiados os setores de tratamento, armazenamento e distribuição, inclusive com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água. Agora voltamos nossa atenção ao novo sistema de captação e à nova adutora”, afirma o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.
A previsão é de que a obra seja concluída em agosto deste ano.