A concessionária Águas de Teresina executa uma série de ações para melhoria na distribuição de água tratada em bairros da capital como Angelim, Mocambinho, Colorado, Poti Velho e Santa Bárbara. Entre extensões de rede, setorizações, troca de bombas e substituição de ramais, cerca de 20 mil moradores serão diretamente beneficiados com a regularidade no abastecimento.
“Essas são regiões que vínhamos monitorando e, por isso, o investimento para que o abastecimento tenha mais regularidade. Entre as melhorias estão ativação de poços tubulares profundos, setorizações e extensões de rede. O objetivo é ter o abastecimento pleno, especialmente nessa época de pandemia, quando a água é ainda mais fundamental na rotina das pessoas”, destaca o gerente de operações da Águas de Teresina, Fernando Lima.
No bairro Santa Bárbara, zona leste, por exemplo, foram implantados aproximadamente 1,5 km de rede com benefício direto para cerca de 10 mil moradores. No Angelim, na zona sul, o motor da unidade de bombeamento foi substituído, possibilitando, assim, que a unidade opere com total potência. Além disso, algumas setorizações de rede estão sendo executadas. Isso significa dizer que a rede é dividida em setores para que estes sejam monitorados e as pressões possam ser equalizadas garantindo uma distribuição de água mais uniforme.
“Aqui, a água só vinha em alguns horários, mas depois que a empresa Águas de Teresina realizou algumas obras, o abastecimento melhorou muito e agora temos o líquido o dia todo para fazer nossas atividades”, relata Ricardo Luís, auxiliar de laboratório e morador do bairro Angelim.
No bairro Colorado, zona sudeste, está em andamento a implantação de mais de mil metros de rede fazendo a extensão do sistema de distribuição.
No outro lado da cidade, na zona norte, os bairros Mocambinho e Poti Velho também contarão com melhorias a partir da extensão de rede, troca de registros e substituição de ramais. No Poti Velho, os trabalhos já foram finalizados e no Mocambinho as ações serão concluídas ainda nesta semana.
O tratamento e distribuição de água, bem como a captação e tratamento dos esgotos estão entre os serviços públicos considerados essenciais e que não podem parar. Diante da pandemia mundial da Covid-19, a Águas de Teresina adotou todas as medidas necessárias para garantir a operação dos sistemas na área urbana da capital e também a segurança dos seus colaboradores.