Alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Heróis do Jenipapo – Campo Maior, criaram o projeto, “Biblioteca Móvel”. A ideia consiste em atender as escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica, assim como espaços não escolares.

lançamento do projeto Biblioteca móvel

Dia de lançamento do projeto, durante o III Colóquio Regional do Pibid e III Semana de Pedagogia, no mês passado.

Com o auxílio de uma kombi, os discentes e docentes carregam mais de 100 livros por cada ação. Ao todo, o projeto Biblioteca Móvel conta com um acervo de 350 obras literárias, que foram adquiridas por meio de doações. O projeto é destinado para toda a comunidade educacional, em especial o público infantil.

 

Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares

Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares

Segundo a professora de Psicologia do curso de Pedagogia do campus Heróis do Jenipapo e coordenadora do projeto, Ana Gabriela Nunes, a iniciativa surgiu da percepção de que existe uma ausência de espaços de leituras na sociedade. “As reações das pessoas com a chegada da biblioteca dentro de uma carro, em geral, são de surpresa e, em seguida, de contemplação aos livros, devido aos gêneros textuais variados que temos em nosso acervo. Com isso, as crianças sempre encontram alguma leitura com a qual tenham mais afinidade, o que gera muita alegria”, explica.

A iniciativa envolve 38 alunos do curso de Pedagogia da Uespi. Uma dessas estudantes é Laisa Cerqueira, de 21 anos. Para ela, o projeto estimula o desenvolvimento da criatividade e propicia o contato dos alunos com atividades de letramento. “As crianças ficam encantadas com a Biblioteca Móvel. Isso é algo novo para eles, por isso somos tão bem recebidos por onde passamos”, afirma.

Professora Ana Gabriela Nunes, com alunos participantes do projeto

Professora Ana Gabriela Nunes com alunos participantes do projeto

A expectativa é que a partir do próximo ano as atividades da Biblioteca Móvel possam percorrer toda a comunidade campomaiorense. Dessa forma, possibilitando o desenvolvimento humano e incentivando a produção dos três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.