Foi realizada, nessa quinta-feira (20), o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí, no município de Bom Jesus. A iniciativa foi promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“Esse foi um momento muito rico em troca de conhecimentos, principalmente por meio das falas do produtores de grãos da região de Bom Jesus, debatendo o aperfeiçoamento das políticas públicas para o meio ambiente e geração de emprego e renda na região”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. O gestor ainda disse estar “muito satisfeito com esse momento, no qual o Governo reforça os laços com a sociedade civil organizada para melhor desenvolver o nosso estado”.
O objetivo da ação da Semarh é chamar atenção para o aproveitamento sustentável do Cerrado – o segundo maior bioma do país, representando cerca de 25% do território nacional – e contribuir com o controle do seu desmatamento. Esse trabalho é uma das prioridades da Semarh na atual gestão.
Por meio do fortalecimento da preservação do Cerrado, promovida durante o Seminário, a Semarh busca também garantir a preservação dos recursos hídricos do Piauí.
O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, destacou o avanço que o Seminário proporciona ao município, para os produtores e para a população como um todo. “Esta é uma cidade muito produtora e promissora, com potencial para crescer muito mais e a Semarh é um braço forte que tem trabalhado junto conosco”, afirmou o prefeito.
Apoiaram o projeto, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), a Prefeitura de Bom Jesus, o Sebrae Piauí, Aprosoja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (Ifpi).