Com o intuito de manter viva as raízes literárias piauienses, que representam, com maestria, a cultura e a sociedade do Estado, a Unidade Escolar Padre Antônio José do Rêgo, localizada no bairro Parque Piauí, em Teresina, elaborou o projeto literário “Vozes do Piauí: Literatura e Sociedade”.  Abordado pela área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, o projeto visa incentivar o protagonismo estudantil e envolver, de forma dinâmica e atrativa, à comunidade escolar, em consonância ao tema exposto e as matrizes propostas para o novo ensino Médio.

 


O projeto tem como objetivo promover a integração entre a cultura e a literatura piauiense, trabalhando na reflexão de obras piauienses por meio da difusão artística e interdisciplinar que envolve o universo da leitura e a análise, interpretação e aplicação de recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos.

“Diante de uma discussão ampla entre professores e alunos, decidimos realizar um café literário, uma vez que é inquestionável a importância de analisar o contexto de produção literária de obras dos principais autores da literatura piauiense. Buscamos despertar nos nossos estudantes a criatividade na prática da escrita e oralidade, a importância de estudar autores da literatura piauiense, estimulamos o senso crítico e o reconhecimento da presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional”, explica a diretora da rede de ensino, Maria do Carmo da Conceição.

Contemplando os alunos do 1º ao 3º ano do ensino Médio Regular, inicialmente, cada turma ficou responsável por estudar a biografia e a bibliografia de um autor. Cada professor ficou responsável por pensar em estratégias metodológicas para trabalhar os autores em suas respectivas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Piauiense, Artes, Inglês e Educação Física, percorrendo junto à História (História do Piauí), Sociologia, Química, Biologia, Geografia do Brasil e Geografia do Piauí.

Na programação do projeto, cada turma realizou a apresentação de seminários por meio da análise do contexto de produção de obras literárias nos campos: literário, artístico, cultural, histórico, social e político, além de criar poemas literários para exposições. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de palestras no âmbito literário e de visitações no Museu do Piauí e na Academia Piauiense de Letras.

O projeto foi encerrado com uma tarde de lazer e uma aula-passeio no município de Amarante, onde passaram o por pontos estratégicos, como Centro Histórico de Amarante, Museu Odilon Nunes, Fazenda Floresta e Lira Eco Parque. Ao final, os estudantes produziram um relatório com a análise do passeio para, posteriormente, serem avaliados.

 

Fonte: Seduc