Na última quarta-feira (18), o coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí, engenheiro agrônomo Sérgio Vilela, reuniu, virtualmente, os dirigentes das Câmaras Setoriais para organização e preparação de novas propostas e projetos para o ano de 2023, na oportunidade também foi apresentado o andamento dos projetos já iniciados.

“A reunião teve o propósito de orientar os dirigentes das Câmaras Setoriais a mobilizarem as lideranças de cada setor para discutirem os projetos mais importantes para essa etapa do processo de desenvolvimento das cadeias produtivas de cada setor”, disse Sérgio Vilela.

O coordenador das Câmaras Setoriais falou também sobre os projetos já iniciados. “Fizemos uma primeira rodada de projetos em 2020, aprovamos no fim de 2020 e começo de 2021 aqueles considerados prioritários, que estão sendo executados. Agora vem uma segunda rodada visando aproveitar o momento da discussão e aprovação do orçamento do Estado para 2023”. Sérgio Vilela frisou a importância da reunião com os dirigentes, “o orçamento de 2023 é feito em 2022, no ano anterior, por isso a reunião de orientação aos dirigentes, para fazerem suas discussões nas respectivas câmaras e trazer os projetos considerados prioritários para incluir no orçamento de 2023”.

Na oportunidade, o superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar, Simão Oliveira, apresentou o andamento de todos os processos dos projetos das Câmaras Setoriais.

Atualmente, o Piauí conta com 20 câmaras setoriais nos mais diversos seguimentos da economia. As Câmaras Setoriais são importantes instrumentos de negociação criado para reunir o setor produtivo privado por meio de suas organizações, como associações, cooperativas e sindicatos, o setor de serviços e os órgãos governamentais estaduais e federais. Cada Câmara Setorial se reúne com os órgãos correlacionados a sua atividade para tratar sobre os problemas enfrentados, apresentar propostas de projetos para solucionar estes problemas, entregar os projetos ao Governo Estadual e acompanhar o andamento dos processos aprovados.