O Piauí está na lista dos sete estados que sediam um dos maiores eventos de cavalos do Brasil. O “Caminhos do Marchador” faz parte do ranking de esportes da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e há anos reúne os amantes da raça para competição.

A primeira etapa, que contou com a presença da equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), aconteceu no Haras JJP e no Haras Nuance, em Campo Maior, e recebeu mais de 80 cavaleiros para competição nos dias 8, 9 e 10 de abril, com o objetivo de incentivar a equinocultura no estado do Piauí; fomentar o turismo, além de fortalecer a economia local.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, o evento tem um grande potencial para o fortalecimento do Turismo Equestre no Piauí. “Buscamos apoiar o evento não somente pela forte representação a nível nacional, mas também por aquecer a economia local e dar mais visibilidade para o Turismo Equestre, que ainda é pouco reconhecido no Piauí, mas que temos grande potencial.  A organização do evento já é reconhecida por envolver passeios em família na prática”, frisa o gestor.

A segunda etapa do evento acontecerá com a realização da IV Exposição Regional do M.M de Teresina, nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Sendo o dia 23 para a distribuição dos kits aos participantes e entrada dos animais, no dia 24, competição e julgamento de marcha das éguas e cavalos de marcha picada e batida. Já no dia 25, último dia da etapa, será a competição e julgamento de morfologia de éguas e cavalos de marcha picada e batida e premiação.

Pela sua notoriedade e crescimento, o evento esse ano foi reformulado e ganhou mais etapas na sua programação, passando assim, se tornar “Expedição Caminhos do Marchador”. De acordo com o organizador do evento, Dilson Trindade Filho, a primeira etapa foi um sucesso.

“Atingimos um bom público e nossa ideia é que, nesta segunda etapa, possamos atrair ainda mais os admiradores e cavaleiros para participar. Nossa programação está diversificada e no mesmo nível dos demais estados do Brasil que também realizam o evento, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará”, ressalta o organizador, acrescentando ainda que, a terceira etapa, ainda não tem uma data escolhida, mas a ideia é que aconteça no mesmo período da Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi).

O evento “Expedição Caminhos do Marchador” é uma realização da Influenciar Produções e Eventos, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).