A professora do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Deputado Jesualdo Cavalcanti na cidade de Corrente, Helena Onody, ganha bolsa pesquisa pelo programa Fulbright na cidade de Filadélfia nos Estados Unidos por 03 (três) meses com o projeto “Study of  NeotropicalIchneumonidae (hymenoptera) type specimens described by cresson and deposited at the academy of natural sciences”. O estudo é sobre a família de insetos himenópteros, o Ichneumonidae, que são parasitóides de outros insetos.

Professora do curso de Licenciatura em Biologia, Helena Onody com gaveta entomológica para estudo

 

Projeto Aprovado

O Projeto feito pela professora Helena Onody é titulado “Study of Neotropical Ichneumonidae (Hymenoptera) Type Specimens Described by Cresson and Deposited at the Academy of Natural Sciences”. A professora explica que Ichneumonidae é a maior família de Hymenoptera e umas das maiores dentre os insetos, onde a mesma fala sobre as regiões onde existem as maiores necessidades sobre os estudos dessas famílias. Pesquisas nesse âmbito preservam o conhecimento biológico associado a esses importantes espécimes.

Da direita para esquerda: Jason (Curador da coleção), Helena Onody (Pesquisadora), Alexandra (Doutoranda da Florida), Davide ( Doutorando da Florida), Greg (Assistente de Coleção)

“A família tem mais de 25.000 espécies descritas e entre 60 e 100 mil espécies estimadas. No entanto, para a região neotropical estão descritas aproximadamente 4.500 espécies de Ichneumonidae Isso reflete a necessidade de maiores estudos com a família, principalmente na região neotropical, onde há um grande número de espécies ainda não descritas e as atividades antropogênicas têm causados sérios impactos aos seus biomas”, explica.

A pesquisadora relata que qualquer tipo de estudo com os Ichneumonidae esbarra principalmente na dificuldade de identificação de suas espécies e que parte da complexidade do estudo desta família também se deve à falta de especialistas, às descrições antigas e sucintas de grande parte de suas espécies.

“Muitas delas foram baseadas em um único ou alguns poucos exemplares, bem como ao difícil acesso ao material tipo, distribuído em diferentes museus pelo mundo”, relata.

Departamento de entomologia da Academy of Natural Sciences e estudo

O departamento é situado na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos da América, abriga cerca de 320 espécies tipos de Ichneumonidae da região neotropical descritas por E. T. Cresson. A pesquisadora explica os objetivos do projeto e o resultados encontrados até agora.

“O projeto propõe compilar e divulgar as informações e imagens dos espécimes tipos de Ichneumonidae neotropicais descritos por E. T. Cresson e que estão depositados na Academy of Natural Sciences e redescrever algumas das espécies neotropicais da subfamília Campopleginae de forma subsidiar estudos sistemáticos e de biodiversidade desenvolvidos no Brasil”, relata.

A professora e pesquisadora fala da importância do estudo, bem como a divulgação das informações e imagens desses espécimes, onde ela aborda como se propõe o projeto que ela pesquisa durante esses 03 (três) meses no Museu.

“Considera que compreendem cerca de 7% da fauna neotropical de Ichneumonidae descrita. Além disso, o International Code of Zoological Nomenclature (72F.4, ICZN 1999) recomenda compilar e divulgar as informações dos espécimes tipos depositados nos museus para subsidiar futuros estudos taxonômicos e de biodiversidade. A publicação de catálogos de espécies tipos juntamente com imagens de alta resolução evitam deslocamentos longos e desnecessários”, relata.

Frente do Museu em que a pesquisadora trabalhou 03 (três) meses

 

Fulbright

O Programa abriu as inscrições para professores concorrerem a bolsas pesquisas. A professora fez sua inscrição e enviou o seu projeto, onde foi selecionada para ocupar a vaga de Bolsa Visitante financiada pelo programa Fulbright.

Fulbright foi criado no ano de 1946 pelo Senador J. William Fulbright o um programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América com o objetivo de ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.

Segundo o site do Fulbright já conseguiram seca de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países do início do programa até hoje. No Brasil o Programa chegou no ano de 1957 levando para ocupar as bolsas mais de 4.900 brasileiros para estudar no Estados Unidos. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.