A Direção do Campus de Oeiras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizará, de 11 de setembro a 20 de novembro, no próprio campus, uma importante programação voltada para o debate sobre Consciência Negra. O evento traz o tema “Racismos (in)submersos: estratégias da branquitude para mascarar condutas criminosas”. A primeira atividade será uma roda de conversa, programada para o dia 11, às 17h, no auditório do local, com o tema “Narrativas de Afroconfluências: acolhimento e compartilhamento de histórias de (r)existências”. No mesmo dia, haverá uma palestra em defesa da Amazônia.

A programação ainda está em construção e todas as datas serão divulgadas em breve, mas o professor Harlon Lacerda, diretor do campus e um dos organizadores, já confirmou a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Todas as atividades serão abertas, presenciais e gratuitas, sem necessidade de inscrição. Priorizando a afroperspectiva e o contracolonialismo, a equipe de organização é majoritariamente composta por pessoas negras e as temáticas e ações foram cuidadosamente delineadas com base nas experiências de pessoas que enfrentam a violência racista em suas vidas diárias, uma realidade que não é compartilhada pelas pessoas brancas.

De acordo com o professor Harlon, é de extrema importância chamar a atenção para o tema e para a aplicação exemplar e rigorosa da lei no combate à violência racista. “Nossa busca é pela efetivação das leis, pelo aprimoramento das punições, tanto na sociedade civil quanto dentro das instituições. É essencial que os racistas enfrentem as consequências das violências que cometeram e ainda cometem contra pessoas negras. Este evento é um passo em direção a essa mudança e reforça o nosso compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, arremata o diretor.

Fonte: Ascom Uespi