O poeta e aluno do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti – Corrente, Gabriel Alves, é destaque nacional por seus trabalhos sobre a preservação do meio ambiente.
O jovem cronista já participou e desenvolveu uma série de projetos e ações sobre a temática do meio ambiente. Por exemplo: ele é embaixador do movimento internacional, Juventude Lixo Zero – Brasil, sendo o único representante no Piauí; ativista engajado na organização da limpeza das margens do rio de Corrente, além de projetos que aliam a pedagogia e a natureza dentro do ambiente escolar.
Neste mês de outubro, o estudante também foi destaque na página nacional menos1lixo, que consiste em um movimento focado no empoderamento do individuo capaz de transformar o mundo através dos pequenos gestos.
“Fiquei surpreso, honrado e alegre em representar o Piauí através das minhas ações. O post promoveu visibilidade a todos os movimentos, pessoas e organizações que atuam nesta questão ambiental aqui no nordeste, além de destacar o movimento internacional Juventude Lixo Zero – Brasil, no qual sou Embaixador. A JLZ é um movimento independente, organizada por jovens e focada em integrar e capacitar nossa geração para um mundo mais sustentável por meio de ideias e práticas Lixo Zero”, disse Gabriel Alves.
Além do trabalho voltado para o meio ambiente, o jovem é um escritor nato, considerado o autor mais jovem de Corrente/PI com o livro “Vô dizer, menino!”.
Poeta, cronista e cordelista, Gabriel possui participações e premiações em diversas antologias pelo Brasil. No curso de Pedagogia da UESPI, o discente já passou por monitorias; projetos; representação de curso/campus nos movimentos dos DCE da UESPI e UFPI em Teresina; além de atualmente ser bolsista remunerado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência – UESPI e SEMEC/Prefeitura Municipal de Corrente.
“Também participo do Movimento Correnteza, no qual a gente luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade e sou idealizador do projeto Biblioteca Comunitária Alegria do Saber na zona rural de Corrente/PI. Juntamente com a Bacharela em Direito, Laís Fernandes, criamos o curso Escrita Nota Mil, famoso na cidade”, aponta o discente.
A paixão pelo meio ambiente foi aflorada pelo técnico em Agropecuária no Instituto Federal do Piauí (IFPI), e na UESPI criou raízes ao aliar ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia. “A UESPI contribuiu através do seu eixo: ensino, pesquisa e extensão. Onde através de experiências integradoras relacionadas ao meu curso, um universo construtivo de possibilidades formou-se através da reflexão, autogestão, aprendizagem, princípios e praticas, privilegiando o meu processo de ‘o saber, saber fazer, o saber ser e agir’ nos projetos que eu participo e desenvolvo com atitude, conhecimento e habilidade”, aponta o aluno do 6° bloco de Pedagogia.
Confira na íntegra a poesia de Gabriel Alves “Eis o Piauí, Terra Querida”. Na obra, publicada no livro “Encantos Nordestinos”, o autor versa sobre a beleza do Piauí.
Sou de uma terra que brada forte
Cantada do sertão ao litoral
De belezas e encantos sublimes
Sendo Corrente meu torrão natal
Um sol que acalora nossa alma
E a cajuína realça o pleno sabor
Das raízes que manifestam cultura
A Batalha do Jenipapo seu valor
A Serra da Capivara é berço americano
Como opala entre as veredas da nação
Do baião, carne de sol, tripas e buchada
Ferve na brasa a panelada da degustação
Predomina a diversidade da Caatinga e Cerrado
Aos parques de Sete Cidades e Serra das Confusões
Deleita as cristalinas Nascentes do Rio Parnaíba
Do sul ao norte, delta em mar aberto, imensidões.
Entre rabecas, versos, duelos e repentes
Viva o cordel, reisado e bumba meu boi
Matuta o sertanejo, a saga de um vaqueiro
Até o anjo torto, Torquato Neto que se foi.
Somos Esperança Garcia e Mandu Ladino
Na luta contra opressão e representatividade
Sendo a UESPI, UFPI e IFPI, elos do saber
De uma gente acolhedora e sorriso liberdade.
Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br
Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
OUTRAS NOTÍCIAS
25/10/2021Aluna da UESPI apresenta pesquisa sobre os povos indígenas do Piauí em Universidade do México
25/10/2021Campus de Corrente: aluno da UESPI é destaque nacional por engajamento voltado a preservação do Meio Ambiente
25/10/2021Podcast #83: Funcionamento da Biblioteca Central
25/10/2021PREX: seleção para estágio em Letras-Francês
25/10/2021PREX: seleção para estágio em Letras-Português
25/10/2021I Encontro presencial das alunas da UNATI/NUTI
25/10/2021PREG: edital de monitorias para o semestre 2021
25/10/2021Nota de Pesar
Sobre a Uespi
Os primeiros passos concretos para a criação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com sede em Teresina, foram dados em 1984, por meio da Lei Estadual nº 3.967 que instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí – FADEP, entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos para o ensino da rede pública estadual em nível superior, Centro de Teleducação, Centro de Pesquisa. Em 1985, através do Decreto Federal nº 91.851, foi autorizado a funcionar o Centro de Ensino Superior, com os cursos de Pedagogia – Habilitação Magistério, Ciências – Habilitação em Matemática e Biologia, Letras – Habilitação em Português e Inglês e respectivas lliteraturas e administração.
Você pode nos encontrar:
© 2012 Universidade Estadual do Piaui – UESPI. Todos os direitos reservados.
scatvids.clubA LOT OF CRAPjavcinema.com