Realizada, nesta sexta-feira (20), mais uma edição da Caravana de Direitos Humanos na Comunidade, no município de Barras/PI. A caravana é uma realização da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com outras instituições do Poder Público, como Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública, Políticas para as Mulheres, além da Defensoria Pública do Estado do Piauí e as prefeituras.
A caravana tem como objetivo levar serviços e informações para mais perto da população, garantindo o direito à cidadania e à população que não possui acesso de forma equânime dos serviços e informações levados pela Caravana de Direitos Humanos.
A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaina Mapurunga, explica que a participação das prefeituras é de extrema importância para o sucesso da ação. “Os municípios que recebem a Caravana entram com a contrapartida de estrutura dos estandes para oferta dos serviços disponilizados pelas instituições que compõem a Caravana”, explica ela.
Em Barras, a caravana contou com serviços de expedição de RG, encaminhamentos da Defensoria Pública do Estado para suprimento e retificação de Registro Civil de Nascimento, aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculino e feminino e informações sobre prevenção as infecções sexualmente transmissíveis, corte de cabelo e esmaltação de unha.