O ator, produtor e arte educador Carlos Anchieta assumiu a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), nesta quinta-feira (11), em solenidade restrita, no Teatro Sulica, sede do órgão. O evento foi transmitido por meio das redes sociais e contou com a presença de autoridades da área cultural; do deputado estadual Fábio Novo, que deixou o cargo; e do governador Wellington Dias, que participou virtualmente da posse.
“Me sinto muito feliz de ter participado dessa revolução da cultura no Piauí, que se divide em duas etapas, antes e depois do Fábio Novo. Fico honrado por esse voto de confiança e espero não decepcionar. O meu desafio vai ser equipar nossos aparelhos culturais em meio a esse novo ‘normal’ imposto pela pandemia. Fazer também com que os recursos da Lei Aldir Blanc chegue de fato às associações e aos artistas”, afirma o novo secretário da Cultura, Carlos Anchieta.
Fábio Novo agradeceu a oportunidade de estar à frente da Secult nos últimos anos e relembrou as inúmeras reformas e restaurações feitas durante a sua gestão. O deputado também citou as obras que devem ser entregues após o restabelecimento das atividades no estado, como a Fábrica de Laticínios, em Campinas do Piauí; a Central de Artesanato, em Teresina; o e Memorial Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.
“Nós nos reinventamos durante a pandemia, nossa equipe incansavelmente tem trabalhado em projetos de distribuição de livros, apresentações de artistas nas redes sociais com pagamentos de cachês, e as lives solidárias, que já arrecadaram mais de 10 toneladas de alimentos”, conta Fábio Novo.
O governador se colocou à disposição do novo secretário da Cultura. “Eu tenho muito carinho por todos os que fazem a cultura no estado, e devo agradecer ao Carlos Anchieta por aceitar nosso convite. Agora vamos trabalhar pela cultura de Teresina e do Piauí. Conte comigo, estamos juntos com todos os servidores, artistas e movimentos ligados à cultura”, disse Wellington.
Carlos Anchieta foi produtor executivo dos maiores eventos do estado, como o Festival de Inverno de Pedro II, Festival de Rabecas de Bom Jesus e Festival Nacional de Folguedos.