O Centro de Formação Antonino Freire (Cefaf) realiza, no período de 3 a 6 de dezembro de 2019, o III Simpósio Estadual de Profissionais da Educação Básica do Piauí, que tem como tema: “Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Um Novo Paradigma para a Educação Básica?”. O evento segue um calendário bianual, sendo que sua terceira edição terá uma carga horária total de 40 horas. O principal objetivo é evidenciar a importância dos sujeitos dos diversos segmentos educacionais que cumprem seu ofício no âmbito da escola pública.

De acordo com a organização do simpósio, só é possível a qualidade da educação, quando os sujeitos educadores se integram para construção da escola democrática horizontalizada, de maneira que cada sujeito assuma o compromisso político-pedagógico e social. O evento será um espaço de diálogo e reflexão sobre experiências e conhecimentos teórico-práticos por meio de palestras, mesas redondas com debates, oficinas, comunicações orais e apresentação de pôsteres, rodas de conversas, exposições artísticas e culturais. A programação é composta de sessões técnicas acadêmicas com apresentação de trabalhos originais de pesquisa ou experiências, resultantes de trabalhos experimentais ou estudos de pós-graduações e/ou ainda de projetos exitosos aplicados em sala de aula, com abordagens atualizadas em relação ao processo pedagógico de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste ano, com temática voltada para a reflexão da BNCC como novo paradigma para a Educação Básica.

 

A construção de um novo paradigma para a educação brasileira e piauiense, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do Piauí, se apresenta como um desafio para todos os segmentos envolvidos com a educação. Governo, Sociedade civil, Organizações Sociais, que acreditam na educação como principal via de transformação e desenvolvimento perene e sustentável de todas as sociedades, são convidados a participar.

O público-alvo do evento são Professores da rede estadual que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da rede estadual.

Cefaf/Uespi

A política de formação do governo do Piauí, por meio do Cefaf/Uespi, objetiva oportunizar o acesso à formação continuada de servidores da educação básica (gestores, coordenadores, professores e profissionais de apoio), busca ampliar e consolidar a política de formação já existente, sendo o Simpósio uma porta aberta para potencializar e ressignificar as possibilidades.

Nesse contexto, este Centro de Formação conta com uma equipe de professores-formadores especializada para efetivar as ações que dizem respeito às áreas de Linguagens e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, com o intuito de subsidiar, elaborar, executar e sistematizar todas as atividades de formação continuada dos profissionais da Educação Básica.

Os segmentos dos profissionais da educação devem fazer suas inscrições no site do Centro de Formação dos Servidores do Piauí.