As atividades do Março Mulher realizadas pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) incluíram uma roda de conversa realizada, nessa sexta-feira (10), para as acolhidas da Comunidade Terapêutica Casa das Samaritanas, em Parnaíba. O encontro teve como tema “Seja você mesmo o amor da sua vida” e foi conduzido pela psicóloga Keila Damasceno.
O Março Mulher é uma campanha do Governo do Estado. Nessa, a Cendfol realiza atividades voltadas para toda a sociedade piauiense no intuito da prevenção às drogas, tratamento e reinserção de dependentes químicos.
Durante a roda de conversa, foram abordadas temáticas pertinentes ao autoconhecimento, ao protagonismo e empoderamento feminino com a reflexão de grupos abstratos para a elaboração do projeto de vida e da reinserção social dessas mulheres.
“Realizamos a abordagem da palestra para as acolhidas por meio de uma roda de conversa onde a gente trabalhou o autocuidado e o projeto de vida. Construímos com elas um passo a passo para que possam cada vez mais se conhecerem e terem êxito no tratamento. Com isso, trabalhamos o autoconhecimento, a importância de reconhecer os problemas, o autocuidado consigo mesmas para que tenham compromisso com o tratamento e muitas vezes quando acontecer delas pensarem em desistir, buscarem ajuda de quem possa realmente acolhê-las e encaminhá-las, por meio do apoio de familiares, amigos e das próprias pessoas que fazem parte da comunidade”, explicou a psicóloga.
“No encerramento falamos sobre o empoderamento feminino e a respeito do projeto de vida, onde entramos com a reinserção social porque após o tratamento a Cendfol ainda continua acompanhando as acolhidas e a partir disso dá o direcionamento para levar cursos profissionalizantes, afim de inserí-las no mercado de trabalho, dando a oportunidade para elas começarem uma nova vida”, completa Keila Damasceno.
Luíza Teles, presidente da Casa das Samaritanas, que acolhe o público feminino na região do litoral piauiense, agradeceu à coordenadoria pela oportunidade e doação de kits de higiene.
“Primeiramente gostaríamos de agradecer por essa parceria tão benéfica e eficaz em nosso meio. Dizer que foi um encontro muito maravilhoso e produtivo, onde podemos perceber ainda mais a importância da saúde mental no acompanhamento terapêutico”, disse Luiza Teles.
“Agradecer também pela doação dos kits de higiene pessoal e a cada um dos que se fizeram presentes conosco. Só gratidão a vocês por se disponibilizarem a somar conosco. Estaremos sempre de portas abertas”, finalizou a presidente da instituição.
A programação das atividades que estão sendo executadas pela Cendfol na campanha pode ser acompanhado no perfil do órgão no Instagram @cendfolpiaui.