Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizou o lançamento de várias iniciativas: o programa de microcrédito especial para atender empreendedoras Fomento Mulher, o edital do Comitê de Mulheres Rurais, a reafirmação da emenda parlamentar da Casa da Mulher Brasileira de Picos e de São Raimundo Nonato, além da apresentação do projeto de lei Março Lilás.

A vice-governadora Regina Sousa participou da solenidade e destacou a importância da reforma da Casa Abrigo Mulher Viva, que vai melhorar o atendimento das mulheres vítimas de violências. Segundo ela, o Fomento Mulher vai possibilitar que mulheres de baixa renda possam ter seu próprio negócio, mas lembrou que, além do crédito, é preciso fazer um trabalho em  rede para enfrentar a violência doméstica. “Um dos nossos maiores desafios enquanto mulheres, hoje, é combater a violência. No Piauí, temos mais mulheres em cargos de gerência e é importante não esquecer que elas devem ocupar os conselhos de administração onde há poucas representantes. Fizemos uma lei com a (empresária e dona do Magazine Luiza) Luiza Trajano para que o conselho das empresas tivesse pelo menos 30% de mulheres. A lei foi rejeitada. Fizemos toda uma campanha, mas podemos fazer isso na prática, fazendo a equidade e colocando as mulheres no poder”, pontuou.

A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, ressalva que deve-se reconhecer todas as lutas das mulheres para alcançar mais espaços e políticas públicas e destaca que ainda há subnotificação de casos de violência. Para ela, o trabalho em rede contribui para a redução da violência doméstica, por meio de campanhas como a “Ei, mermã, você não está sozinha” e divulgação dos serviços para as população, além de iniciativas como as que foram lançadas no evento. “É muito importante ter um crédito neste momento em que a pandemia provoca o desemprego e deixa 70% das mulheres na informalidade, sobretudo as mulheres negras que são as mais atingidas. Por isso, o Fomento Mulher aliado ao projeto Elas Empreendem irá possibilitar que capacitação para o mercado de trabalho e melhores condições de vida, fortalecendo a autonomia econômica e financeira das mulheres, possibilitando elas saiam de um ciclo de violência”, destacou.

A deputada federal Rejane Dias destacou a importância da construção da Casa da Mulher Brasileira em Picos, que prestará um serviço da rede de enfrentamento à violência doméstica. A deputada estadual Flora Izabel apresentou o projeto de lei Março Lilás, que institui no calendário de eventos oficiais do Estado do Piauí a campanha do “Março Lilás” de combate ao câncer de colo do útero, proporcionando o diagnóstico, a prevenção e tratamento da doença. A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcellos, trouxe a importância do lançamento do edital do Comitê da Mulher Rural que facilitará políticas específicas para as mulheres do campo, uma vez que estas têm uma realidade diferente da mulher da cidade.

O evento Março Mulher é uma programação que visa discutir assuntos relacionados a autonomia econômica e financeira, gênero, raça e a diversidade de políticas públicas em prol das mulheres, além de trazer a importância da equidade nos espaços de poder. A solenidade em alusão ao Dia Internacional da Mulher contou com a presença das mulheres gestoras do Estado do Piauí reafirmando a importância da ação em rede para fortalecer as políticas para as mulheres.

O evento pode ser visto por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=bmaLZBnhWF4