Duas escolas do município de Cocal dos Alves recebem atividades da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) nos dias 21 e 22 de novembro. As instituições de ensino médio são a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão e o Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão. Além disso, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, haverá o serviço de emissão de Registro de Identidade (RG) e Carteiras de Trabalho.

“Cocal dos Alves é um município que, apesar de ter um elevado índice educacional, com uma das melhores escolas do estado e reconhecida nacionalmente que é o Ceti Augustinho Brandão, infelizmente ainda tem um dos menores IDHs do Piauí. Na Cojuv, priorizamos ações em escolas e municípios a partir destes critérios”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Nesta quinta-feira (21), será realizada uma solenidade de abertura do evento e, a partir das 11h30, começará a emissão de documentos. A partir das 19h, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão participarão dos bate-papos Cine Jovem e Juventude em tempos de violência e das oficinas de dança popular e iniciação teatral. Às 21h, ocorrerá a socialização das atividades.

No dia 22, o Ceti Augustinho Brandão terá os bate-papos Aprendendo com a natureza, Cine Jovem, Juventude em tempos de violência e valorização da vida; e as oficinas de dança popular, iniciação teatral e Nerd – Cultura Geek: Destruindo os vilões da realidade. Ao meio dia, os estudantes que participaram das atividades apresentam para a escola o que houve em cada bate-papo ou oficina.

“A oficina Nerd leva a discussão de temas próprios da cultura pop, focando na questão social, na abordagem de diversas formas de preconceito como o racismo, a xenofobia, o machismo que são mazelas da nossa sociedade. Nosso objetivo é conscientizar o jovem que participa da oficina sobre esses problemas”, explicou Marcos Carvalho, responsável pela oficina Nerd.