O projeto Caravana Juventude Ativa realizou 13 atividades, nesta segunda (11), no Ceti Maria Pires Lima. A escola do município de Uruçuí, que funciona em tempo integral, conta com cerca de 230 estudantes de ensino médio. As atividades ocorreram durante todo o dia sendo que, pela manhã, alunos e alunas participaram de oficinas e bate-papos e, à tarde, socializaram as discussões e práticas com o resto da escola.

“Essa é uma das grandes atividades que estamos realizando e contamos com o apoio da prefeitura municipal, por meio do secretário de Juventude, Deleon Ribeiro. Com as atividades, esperamos levar educação, cultura e lazer aos jovens de Uruçuí”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

O Ceti Maria Pires Lima foi fundado em 1970 e teve reforma recente, orçada em R$ 887.077,23 e concluída em 2014, momento em que passou por mudança de modalidade. Atualmente, além dos estudantes em tempo integral, atende também discentes do Proeja à noite.

De acordo com a diretora da escola, Rosina Martins, a coordenação realiza ações pontuais com os alunos sobre preservação ambiental, prevenção ao suicídio e à automutilação e incentivo à leitura.

Dentre as ações que foram realizadas na escola, estão os bate-papos sobre preservação da natureza, violência no contexto juvenil, prevenção ao uso de drogas e valorização da vida. Em relação às oficinas, houve breaking, circo, dança popular, design de sobrancelhas, grafite, iniciação teatral, maquiagem e percussão. Ao final das atividades, houve um show da DJ Jhuly.

“Eu só tenho a agradecer à Caravana Juventude Ativa pela oportunidade de participar dessa oficina. Isso aqui é dança. Isso aqui é arte. Isso aqui é vida”, disse o estudante Ian Mateus Borges da Silva. Aluno do segundo ano, ele fez a atividade de dança popular.

À noite, houve o lançamento oficial da Semana da Juventude, em uma cerimônia da qual participaram representantes da administração pública municipal, além do coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.