A Controladora-Geral do Estado do Piauí, Amparo Esmério, esteve reunida nesta sexta-feira (28) com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva, para tratar de parceria para melhorias no controle interno da Casa Legislativa.

Na ocasião, foi tratado sobre o compartilhamento do Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin). Desenvolvido pela CGE, o sistema disponibiliza roteiros para que os Núcleos de Controle Interno e os fiscais de contratos utilizem nas análises de processos de contratação, pagamentos e transferências de recursos no âmbito do Poder Executivo Estadual.


Amparo Esmério explicou que um acordo de cooperação técnica será firmado junto à Alepi para compartilhamento do Sincin.

“Vamos editar um termo para cessão do SINCIN para que a Alepi também possa gerir seus gastos com maior eficiência”, destaca a controladora.

Também participaram da reunião o diretor da Unidade de Controladoria, Kilmer Távora, diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento, Décio Moura, e o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Fernando Carvalho, que ressaltou a importância de sistematizar as análises dos gastos para ampliar o controle na gestão.

“O Sincin é um sistema inovador de compliance, que verifica a conformidade com a legislação. Tivemos êxito no âmbito do Governo do Estado e já compartilhamos o sistema com o Ministério Público do Piauí. Agora será a vez da Assembleia Legislativa”, destacou Fernando Carvalho.