A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, participa nesta segunda (19) e terça-feira (20), da 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece em São Luís (MA).
O diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, Décio Moura, o auditor Darcy Siqueira e demais representantes de órgãos de Controle Interno de todo o país, participaram da Jornada de Liderança Conaci: novos caminhos, novas perspectivas, conduzida pela professora Maria Elisa Moreira.
“No primeiro dia da 46° Reunião Técnica do CONACI foi dado início ao projeto Jornada de Liderança CONACI. O projeto tem por objetivo contribuir de forma colaborativa para o aprimoramento das lideranças no âmbito dos vários órgãos de Controle Interno participantes. A Jornada será orientada pela professora Maria Elisa Moreira e durará 3 meses, contando com encontros presenciais e on-line, sendo concluído no mês de setembro, durante o Encontro Nacional de Controle Interno, que acontecerá em Campo Grande (MS)”, destacou Décio Moura.
Nesta terça-feira (20), ocorreu o lançamento de diversos produtos que visam promover ganhos à sociedade, como o livro “Mulheres no Controle: Tópicos de Controle Interno sob o Olhar das Mulheres”.
Outro ponto importante do evento foi a participação da ATRICON (Associação dos membros dos Tribunais de Contas) e do Banco Mundial para apresentar o Diagnóstico do Nível de Estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno dos Municípios no Brasil e as traduções dos manuais do PEMPAL.
O CONACI foi criado em 2007, mas a CGE participa desde o I Fórum Nacional de Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, realizado em 2004. Ao longo desses anos, o Conselho tem realizado um importante papel ao promover e integrar ações de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas.
O auditor Darcy Siqueira já participou de diversos encontros e destaca a importância da integração entre os órgãos de controle de todo o país. “A troca de experiências é muito enriquecedora e agregadora. No primeiro dia foi a jornada de liderança, com a temática ‘novos caminhos, novas possibilidades’, um curso muito motivacional para aprimoramento do controle interno e até mesmo pessoal. O CONACI inovou e está de parabéns pela iniciativa, para nós que participamos tentaremos implantar na Controladoria e socializar com os pares”, finalizou o auditor.