A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) iniciou nesta semana, o processo de monitoramento da execução dos contratos celebrados pelos órgãos e entidades estaduais. O trabalho, que está sendo realizado pelos auditores governamentais em 50 órgãos/entidades do Poder Executivo, visa a padronização dos instrumentos de controle nos contratos vigentes.
O gerente de Auditoria da CGE, Carlos Garcês explica que estão sendo apresentados métodos práticos para cada contrato, para orientar membros dos Núcleos de Controle Interno e fiscais de contratos quanto a melhor forma de monitoramento e fiscalização.
“É um trabalho inovador, nos quais os Auditores irão in loco demonstrar com modelos práticos a melhor forma de controle e fiscalização nos fornecimentos de bens e serviços. Percebemos o envolvimento deste público, o que possibilitará melhorias na qualidade do gasto público”, explicou.
Ele detalha que os membros dos NCIs e fiscais de contratos, terão agora um padrão para atuar, a partir da indicação sobre as provas documentais necessárias para comprovação das entregas de bens/serviços e um passo a passo do processo de fiscalização e controle.
A auditora governamental Cristiana Maia, da Gerência de Auditoria da CGE, explica que a Controladoria realizou um estudo técnico visando a padronização, em todos os órgãos, dos procedimentos de controle executados pelos fiscais de contratos e membros dos Núcleos de Controle Interno.
“Fizemos um levantamento de todos os contratos, em todos os órgãos, e como estava sendo feito o acompanhamento desses processos quanto aos documentos utilizados pois observamos que cada órgão estava realizando de formas diferentes. Agora, estamos orientando os órgãos para todos os fiscais utilizarem os mesmos instrumentos de controle referentes a cada tipo de processo. Isso com certeza trará mais eficiência ao controle desses contratos”, destacou.
Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, receberam orientações da CGE os fiscais de contratos e membros dos Núcleos de Controle Interno da SEINFRA, FUNDESPI, Piauí Previdência/SEADPREV, FAPEPI, Fundação Antares, DER e Hospital da Polícia Militar. O trabalho continua após a semana do Carnaval e deve alcançar todos os órgãos/entidades estaduais.
Eron Meneses, coordenador de Logística de Abastecimento e Serviços do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Piauí (DER), participou do treinamento realizado na quinta-feira (24) e ressaltou que as orientações vão contribuir positivamente para a fiscalização de contratos no órgão. “Vamos analisar os processos anteriores para executar as etapas seguintes, como foi orientado pela CGE. Assim, a fiscalização será mais eficaz e vamos atender todos os requisitos”, destaca.
Na ocasião, os servidores do DER receberam as orientações da auditora governamental Cristiana Maia (GERAU) e do auditor governamental Daniel Amorim, da Gerência de Controle de Obras (GECOB).