A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) promoveu, nesta quarta- feira (16), data em que se comemora o Dia Nacional do Ouvidor, a primeira reunião técnica de 2022 com os ouvidores dos órgãos do Governo. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados de 2021 e alinhar estratégias para o maior alcance e aperfeiçoamento das Ouvidorias dos órgãos e entidades estaduais.
O evento reuniu os membros das Ouvidorias, também, para comemorar o Dia Nacional do Ouvidor. “É um momento muito importante que devemos comemorar e divulgar a Ouvidoria, para que o cidadão conheça mais sobre os canais de contato com o Governo. Atualmente temos mais de 20 núcleos de ouvidorias setoriais nos órgãos e entidades do Poder Executivo. Então é uma data que deve ser comemorada por toda sociedade, porque é a ouvidoria que recebe as manifestações dos cidadãos. A Ouvidoria empodera o cidadão, pois é ferramenta de controle social, ouvindo e intermediando junto aos órgãos às manifestações apresentadas sobre os serviços e políticas públicas prestados pelo Governo do Estado”, destacou Ouvidora-Geral do Estado, Soraya Castello Branco.
Na ocasião, a Ouvidora-Geral apresentou os resultados de 2021. Segundo o balanço da Ouvidoria-Geral em relação ao ano passado, somente por meio do e-OUV (sistema de Ouvidorias do Estado), foram recebidas 4.303 manifestações. Das manifestações realizadas em 2021, 3.911 foram respondidas e 392 estão em processo de tratamento. De julho de 2018 a fevereiro de 2022, foram realizadas 10.282 manifestações.
Durante a reunião, também foram abordados aspectos sobre a proteção de dados dos usuários, fluxos das denúncias junto à Corregedoria-Geral e orientações sobre modelos de processos de ouvidoria no sistema SEI.
Participaram do evento membros dos Núcleos de Ouvidoria da Seduc, Sesapi, Detran, Seadprev, Iaspi, Fuespi, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sejus, Sasc, Agrespi e ADH.
Mais sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí passou a fazer parte da Controladoria-Geral do Estado a partir da Reforma Administrativa, promovida no Poder Executivo Estadual no ano de 2019, instituída pela Lei Complementar Nº 241, de 22 de abril de 2019.
É o órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, atuando na coordenação das Ouvidorias Setoriais ou unidades equivalentes, no tratamento das manifestações recebidas e no atendimento ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
Canais
Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza diversos canais de manifestação para os cidadãos e os ouvidores exercem o importante papel de colher as demandas e buscar respostas, com eficiência.
Por meio do e-OUV (eouv.pi.gov.br), o cidadão pode realizar críticas, sugestões, elogios e denúncias sobre serviços e políticas públicas oferecidas pelo Governo do Estado. O e-SIC (acessoainformacao.pi.gov.br) é outra plataforma por meio da qual é possível realizar solicitações de informações diretamente aos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
A Ouvidoria-Geral também disponibiliza o número de WhatsApp (86) 99544-7924, cujo atendimento ocorre em dias úteis, de 8h às 13h30; Disk 162; e-mail atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br; além do atendimento presencial, no prédio CGE/ATI, no Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.
No site da CGE, na aba Ouvidoria, também são disponibilizados os e-mails dos Núcleos Setoriais da Ouvidoria nos órgãos.