Um bate-papo sobre valorização da vida será realizado nesta sexta-feira (24), na Vila São Francisco, zona sul de Teresina. A ação é promovida pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e será realizada na Aldeia de Caboclo Congá de Maria Conga, a partir de solicitação da mãe de santo Gardene de Carvalho.

Ela explica que o contexto da juventude da comunidade é difícil, em especial às adolescentes meninas, com casos de gravidez precoce e automutilação. Gardene também diz que muitos dos jovens trabalham para ajudar no complemento da renda familiar.

“São jovens que têm baixa autoestima até mesmo pelo contexto, temos um aterro ao lado e muitos dos meninos e meninas trabalham com a família para complementar a renda. Nos últimos tempos, venho recebendo relatos de alguns deles, que um colega ou amigo está mal. Então, sinto que essa discussão é algo que a juventude da comunidade está pedindo”, disse a mãe de santo.

Ela ainda explica que muitas pessoas ignoram que podem pedir ajuda, assim como desconhecem que canais procurar.

“A Cojuv realiza essa ação em comunidade de terreiro com o objetivo de desmistificar o olhar negativo em relação às religiões de matriz africana. Entendemos que ainda há muito preconceito e que essa é uma situação que impacta na saúde mental da juventude. Estamos abertos ao diálogo como mediadores dessa discussão, fortalecendo essa rede de apoio”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

A atividade terá início a partir das 16h30 na sexta-feira.