Com o apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficência (Seid), a delegação com os participantes da Federação das Apaes do Piauí, composta por 70 pessoas, já está em Manaus (AM), onde participa da etapa nacional do XI Festival Nossa Arte, que será realizada de 19 a 22 de novembro.

A Apae do Piauí, que inclui alunos das Apaes de Teresina, União, Picos, Floriano, Luiz Correia e Parnaíba, vai se apresentar em todas as modalidades do festival, sendo elas: dança, artes cênicas, artes visuais, música, artes literárias, dança folclórica e artesanato.

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os eventos desse tipo são importantes para que a sociedade valorize a inclusão das pessoas com deficiência. “A meta da secretaria é trabalhar todos os dias para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todo o estado. Estamos conseguindo, mas sabemos que ainda há muito o que se fazer”, afirma o gestor.

De acordo com a presidente da Federação das Apaes do Piauí, Keyla Santana, o objetivo do evento é proporcionar uma vivência artística e cultural, evidenciando o talento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla do estado. “O evento também representa um momento de inclusão, pois sabemos que a pessoa com deficiência ainda encontra diversas barreiras e muito preconceito, mas eles estão aqui para expor seu talento e mostrar que são capazes”, declara Santana.

O festival é um evento organizado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), onde, a cada 3 anos, artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pelas Apaes de todo o país e representando seus estados participam da edição nacional.