O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está presente ao X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, evento de renome que chega à 10ª edição em 2023. A reunião anual, que já se tornou um marco na agenda dos defensores do cerrado e congrega mais de 500 representantes de associações e coletivos de todos os estados que compartilham esse importante bioma.
Participa do evento a consultora jurídica da Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais, Liliane Amorim, como palestrante na roda de conversa com o tema “Acesso ao Território: Reconhecimento de Territórios Tradicionais”. Nessa palestra, a consultora irá apresentar o processo de regularização fundiária realizado pelo Interpi, um trabalho que tem se destacado por garantir a segurança jurídica e o acesso à terra para comunidades tradicionais no estado do Piauí.
O Interpi tem desempenhado um papel fundamental na promoção da regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios tradicionais, o que contribui diretamente para o fortalecimento das comunidades locais e para a preservação ambiental.
O diretor do Interpi, Rodrigo Cavalcante, enfatiza a importância do evento. “Participar do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é uma oportunidade única para compartilharmos nossos avanços e aprendizados na área de regularização fundiária. Estamos ansiosos para colaborar com outras instituições e fortalecer a rede de apoio em prol das comunidades tradicionais”, destaca o gestor.
O evento iniciou na quarta-feira (13) e segue até este sábado (16), em Brasília, e conta com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas- redondas, oficinas e atividades culturais.