A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove o Seminário Interno do Mestrado Acadêmico em Letras no campus Poeta Torquato Neto, nesta segunda (13) e terça (14). O evento conta com a participação de professores e coordenadores do curso de Letras da instituição, com objetivo de apresentar e propor ações para o convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Durante a abertura do seminário, duas professoras da PUC, Claudia Regina Brescancini e Maria Eunice Moreira, estiveram apresentando seus projetos e trabalhos que ajudarão na formulação de propostas e projetos da autoavaliação do curso. Durante o evento, as avaliadoras debaterão quais são as possíveis falhas para nortear as avaliações das linhas especificas oferecidas do projeto de mestrado.
Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ailma Do Nascimento, a visita das professoras à instituição é de extrema importância sobretudo para o Mestrado Acadêmico em Letras, pois irá consolidar a parceria que já existia por meio do termo de cooperação.
“As ações propostas serão consolidadas através de conversas e trocas com as professoras. Com isso, implantaremos uma das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o Processo de Autoavaliação dentro dos programas de graduação”, pontua.
A implantação do Mestrado Acadêmico em Letras da Uespi teve a fase inicial no ano de 2010 com apenas duas linhas de pesquisa e nota 3 na avaliação do Ministério da Educação. Com melhorias e com o aumento de alunos diplomados, no ano de 2016 no curso garantiu nota 4. Atualmente a instituição conta com 15 mestres na área.
O convênio implantado na universidade terá a duração de três anos e contará com projetos e parcerias com professores e alunos do Rio Grande do Sul e da Bahia. No evento, dois planos de melhoramento foram apresentados pelas professoras Claudia Regina e Maria Eunice.
Processo de Autoavaliação
De acordo com a professora Claudia Brescancini, a autoavaliação surge como uma novidade para os programas de pós-graduação, com isso as experiências e resultados obtidos em 2019 na PUC serão divulgados afim de apresentar alternativas de condução para obter resultados positivos na Uespi.
A professora Claudia Brescancini falou sobre o Projeto de Autoavaliação. “É muito importante que durante a autoavaliação, o instituto possa avaliar quais são as forças, fraquezas, oportunidades do programa. Isso servirá para que possa ser dimensionado o tempo e o alcance os seus objetivos”, complementa.
Convênio PUC/Uespi
Cinco ações foram propostas pela professora Maria Eunice Moreira, com o objetivo de tornar sólida a parceria entre as intuições. Dentre as ações, enfatizou a promoção de eventos em que professores, mestres e alunos piauienses possam participar com pesquisas feitas juntamente com mestres da PUC. Sugestões como o apoio no Encontro Luso-Afro-Brasileiro que acontecerá nos dias 09 e 10 de junho, no Rio Grande do Sul.
“Nossa intenção é que essas ações sejam colocadas em prática e que tenham junções de pesquisas entre as instituições, principalmente se forem de temas regionais, mas que tenham uma ligação entre eles”, comenta.
O evento seguirá até as 17 horas desta terça-feira (14) e contará com grupos de discussão sobre os temas seguidos pelas linhas de pesquisa: Literatura, Memória e Cultura; Linguagem e Cultura. Ao final do evento, a coordenação e professoras convidadas irão realizar o relatório de atividades que seguirão durante os anos de convênio do Mestrado Acadêmico de Letras.