A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promove o Seminário Interno do Mestrado Acadêmico em Letras no campus Poeta Torquato Neto, nesta segunda (13) e terça (14). O evento conta com a participação de professores e coordenadores do curso de Letras da instituição, com objetivo de apresentar e propor ações para o convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Durante a abertura do seminário, duas professoras da PUC, Claudia Regina Brescancini e Maria Eunice Moreira, estiveram apresentando seus projetos e trabalhos que ajudarão na formulação de propostas e projetos da autoavaliação do curso. Durante o evento, as avaliadoras debaterão quais são as possíveis falhas para nortear as avaliações das linhas especificas oferecidas do projeto de mestrado.

Seminário trata sobre melhorias para mestrado em Letras na Universidade Estadual do Piau

Seminário trata sobre melhorias para mestrado em Letras na Universidade Estadual do Piau

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ailma Do Nascimento, a visita das professoras à instituição é de extrema importância sobretudo para o Mestrado Acadêmico em Letras, pois irá consolidar a parceria que já existia por meio do termo de cooperação.

“As ações propostas serão consolidadas através de conversas e trocas com as professoras. Com isso, implantaremos uma das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o Processo de Autoavaliação dentro dos programas de graduação”, pontua.

A implantação do Mestrado Acadêmico em Letras da Uespi teve a fase inicial no ano de 2010 com apenas duas linhas de pesquisa e nota 3 na avaliação do Ministério da Educação. Com melhorias e com o aumento de alunos diplomados, no ano de 2016 no curso garantiu nota 4. Atualmente a instituição conta com 15 mestres na área.

O convênio implantado na universidade terá a duração de três anos e contará com projetos e parcerias com professores e alunos do Rio Grande do Sul e da Bahia. No evento, dois planos de melhoramento foram apresentados pelas professoras Claudia Regina e Maria Eunice.

Processo de Autoavaliação

De acordo com a professora Claudia Brescancini, a autoavaliação surge como uma novidade para os programas de pós-graduação, com isso as experiências e resultados obtidos em 2019 na PUC serão divulgados afim de apresentar alternativas de condução para obter resultados positivos na Uespi.

A professora Claudia Brescancini falou sobre o Projeto de Autoavaliação. “É muito importante que durante a autoavaliação, o instituto possa avaliar quais são as forças, fraquezas, oportunidades do programa. Isso servirá para que possa ser dimensionado o tempo e o alcance os seus objetivos”, complementa.

Convênio PUC/Uespi

Cinco ações foram propostas pela professora Maria Eunice Moreira, com o objetivo de tornar sólida a parceria entre as intuições. Dentre as ações, enfatizou a promoção de eventos em que professores, mestres e alunos piauienses possam participar com pesquisas feitas juntamente com mestres da PUC. Sugestões como o apoio no Encontro Luso-Afro-Brasileiro que acontecerá nos dias 09 e 10 de junho, no Rio Grande do Sul.

“Nossa intenção é que essas ações sejam colocadas em prática e que tenham junções de pesquisas entre as instituições, principalmente se forem de temas regionais, mas que tenham uma ligação entre eles”, comenta.

O evento seguirá até as 17 horas desta terça-feira (14) e contará com grupos de discussão sobre os temas seguidos pelas linhas de pesquisa: Literatura, Memória e Cultura; Linguagem e Cultura. Ao final do evento, a coordenação e professoras convidadas irão realizar o relatório de atividades que seguirão durante os anos de convênio do Mestrado Acadêmico de Letras.