A Fazenda da Paz realizou nesta quarta-feira (04) a certificação de 22 alunos entre acolhidos, egressos e público em geral que realizaram o curso de instalador fotovoltaico através do Centro de Reinserção Padre Pedro Balzi, projeto que conta com parceria do Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS-PI).

A profissionalização faz parte da metodologia da Fazenda da Paz. Ao concluir o tratamento, muitos acolhidos retornavam ociosos para casa. Mas, através da profissionalização, o pós-tratamento se torna mais seguro estando alinhado com a reinserção social através do trabalho. Por conta disso, além da oportunidade de concluir o ensino regular, os dependentes químicos em tratamento podem realizar os cursos ofertados pelo Centro. Ao todo foram certificados 22 alunos no curso de Instalador Fotovoltaica através do Centro de Reinserção Padre Pedro Balzi.

“A Fazenda da Paz, juntamente com a Brücke Le Pont, ONG suíça, há 13 anos vem oferecendo algo a mais para os nossos acolhidos, egressos e público em geral e esse algo a mais é a qualificação profissional. Com muita alegria dizemos que eles conseguiram esse certificado por mérito e dedicação deles”, diz Eneida Lustosa, presidente da Fazenda da Paz.

“Eu sempre gostei de aprender. E a Fazenda da Paz nos deu mais essa oportunidade de termos uma profissão quando sairmos do tratamento de um ano dentro da comunidade. O Curso de Instalador Fotovoltaico nos apresentou tanto a teoria quanto a prática, nos dando a chance de conhecer todas as etapas com o que iremos trabalhar futuramente. Neste momento, só tenho gratidão pela Fazenda da Paz por disponibilizar cursos como esses 100% gratuitos”, conta Erisvelto da Silva, concludente do curso.

Os cursos têm o objetivo de estimular um aprendizado e auxiliar na inserção do mercado de trabalho, desta forma, todos estão qualificados a trabalhar na área que concluíram o curso e a Fazenda da Paz ajuda ainda na busca de um novo emprego, fazendo o intermédio com empresas e elaborando um bom currículo. O coordenador geral da Cendrogas, Sâmio Falcão, esteve participando da solenidade e representando o Órgão.

“Podemos constatar que esses jovens estão capacitados para serem reinseridos e inseridos no mercado de trabalho. Portanto, a Fazendo da Paz está de parabéns pela capacitação e gerando assim oportunidades a esses acolhidos que passaram pelo tratamento junto à instituição. Queremos fortalecer esse trabalho da Política Sobre Drogas fomentando atividades como essa”, comentou Sâmio.